Quarta-feira, Maio 15, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    Reunião de Cúpula encerra hoje em Lilongwe

    (afrique7.com)
    (afrique7.com)

    Lilongwe – A 33ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), a decorrer desde sábado, na capital do Malawi, tem o seu termino previsto para hoje, domingo.

    Neste evento está em abordagem, pelas lideranças da região austral de África, aspectos como a situação prevalecente na República Democrática do Congo, Madagáscar e o relatório sobre a missão de observação das eleições no Zimbabwe.
    O evento inscreveu ainda na sua agenda o relatório da troika da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a par de questões políticas e de segurança na região atinentes às finanças da organização, bem como o relatório da comissão ministerial sobre integração regional, a apreciação do relatório do Chefe de Estado de Moçambique, Armando Gebuza, e a nomeação do novo secretário executivo da organização, proposto pelo Conselho de Ministros.
    O primeiro dia de trabalhos foi marcado pela assunção, da parte da Presidente do Malawi, Joyce Banda, da liderança da organização, e na sua primeira intervenção disse pretender desenvolver iniciativas que levem a organização mais próxima dos povos para os quais trabalha, uma SADC que tenha o homem no seu epicentro, “uma SADC do povo e para o povo”.
    Defendeu ainda que a vulnerabilidade da região a expõe aos choques externos daí que se deve dar passos para a integração regional em todos os sentidos, porque ao reforçar-se os laços que unem os Estados constrói-se a resistência contra os choques futuros.
    Salientou que um dos grandes desafios para as lideranças da região deve ser a luta contra à pobreza para que, de uma forma rápida, vençam os males que resultam desta (pobreza), principalmente nas zonas rurais.
    Já o Presidente cessante, o moçambicano, Armando Guebuza disse ter havido melhorias significativas nas condições para a elevação dos índices de comércio entre os países da SADC, como resultado dos progressos assinaláveis registados na remoção das barreiras tarifárias e não tarifárias.
    De acordo com o estadista, as áreas do comércio, indústria, finanças e investimentos estão a contribuir de forma decisiva na consolidação da Zona de Livre Comércio da região e o reforço da razão de ser dos corredores de desenvolvimento.
    A Cimeira conta com as presenças, além da anfitriã, dos chefes de Estado da África do Sul, Jacob Zuma, República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, Tanzânia, Jakaya Kikwete, do Zimbabwe, Robert Mugabe, do vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, entre outras personalidades.
    Fazem parte da Comunidade, Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Ilhas Seycelles, Moçambique, Malawi, Lesotho, República Democrática do Congo, Madagáscar (suspenso), Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema