Quarta-feira, Maio 15, 2024
17.9 C
Lisboa
More

    Relíquias com 2,4 milhões de anos surpreendem cientistas em África

    Uma equipa de arqueólogos na Argélia encontrou ferramentas de pedras e ossos de animais que podem ter 2,4 milhões de anos, levantando questões sobre o berço da humanidade.

    Os artefactos, os mais antigos descobertos até agora naquela região, foram encontrados em Setif, a cerca de 300 quilómetros a leste de Argel, por uma equipa de investigadores internacionais, que publicou os resultados na revista científica “Science”.

    Trata-se de um conjunto de ferramentas semelhantes àquelas encontradas na África Oriental, local por muitos especialistas considerado o berço da humanidade. Os utensílios foram desenterrados junto a dezenas de ossos de animais fossilizados.

    Uma das hipóteses apontadas para esta recente descoberta é a de que os primeiros ancestrais dos humanos modernos carregaram as ferramentas de pedra com eles para fora da África Oriental, levando-as para outras regiões do continente.

    Outra das possibilidades aponta para um cenário de “origem múltipla”, em que os primeiros hominídeos criaram e usaram ferramentas tanto no leste como no norte de África.

    Os dados sugerem que o norte de África pode ter sido ocupado por humanos 600 mil anos antes do que até agora se pensava.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema