Terça-feira, Maio 14, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Registo gratuito com pouca adesão na Lunda Norte

    A campanha de emissão gratuita de Cédula Pessoal e de Bilhete de Identidade na província da Lunda Norte regista pouco adesão dos cidadãos, sobretudo de menores de 14 anos de idade.

    Em declarações à imprensa sobre o ponto de situação da campanha na Lunda Norte, a Delegada da Justiça e Direitos Humanos, Inocência Costa, informou que, desde Novembro de 2019, apenas 16.445 efectuaram o seu registo, números a quem do esperado (20 mil/mês).

    Deste número, prosseguiu, apenas 4.768 são crianças do zero aos seis anos, tendo apontado a “falta de interesse” dos progenitores, encarregados de educação em garantir a cidadania aos menores sob sua tutela.

    Conforme a responsável, entre os menores registados, até agora, no âmbito do Programa de Massificação do Registo Civil, estão adolescentes com mais de 14 anos, anunciando como meta, até 2022, o registo de, pelo menos, 400 mil cidadãos na Lunda Norte.

    “Esses indicadores obtidos com base no Censo Geral da População e Habitação, desenvolvido pelo INE, em 2014, estão longe de serem alcançados, a julgar pelo elevado índice de negligência que se regista”, frisou.

    Para inverter o quadro, Inocência Costa disse que estão a ser desenvolvida campanhas de sensibilização nas comunidades e um spot publicitário na Rádio Nacional incentivado os pais e encarregados de educação a levarem os filhos aos postos fixos para o seu registo.

    A responsável exortou, na ocasião, os pais no sentido de afluírem aos postos de registo civil para obterem a Cédula Pessoal, documento que confere aos menores a cidadania angolana, sob pena de os progenitores incorrerem na violação do artigo 162º, do Código de Família, que confere o Estabelecimento de Filiação.

    Na Lunda-Norte, a Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos conta com 12 postos fixos e uma brigada móvel para esta empreitada nos dez municípios.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema