Terça-feira, Maio 14, 2024
14.6 C
Lisboa
More

    Rede viária liga o Huambo às províncias vizinhas

    As estradas secundárias que ligam o Huambo às províncias do Bié e Kwanza-Sul, passando pelas vilas do Bailundo e do Mungo, estão em reabilitação.
    As vias que ligam a comuna do Luvemba/Kassongue, na província do Kwanza-Sul, num percurso de mais de 80 quilómetros, à vila do Mungo, via Calussinga, na província do Bié, numa extensão de 75 quilómetros, estão a ser reabilitadas, depois de várias décadas de intransitabilidade.
    A acentuada degradação, aliada ao perigo de minas, estiveram na base do abandono destas vias pelas populações, que preferiam percorrer longas distâncias, mas em segurança, utilizando as estradas nacionais já reabilitadas.
    As províncias do Bié, Huambo, Kwanza-Sul e Benguela sempre estiveram ligadas por uma rede de estradas secundárias. Mas o tempo apagou muitos desses caminhos. Hoje, com a paz, muitas populações regressaram às suas áreas de origem e aumentou a circulação de pessoas e bens.
    As autoridades locais estão a criar condições para facilitar o intercâmbio entre o campo e os centros urbanos. A técnica da obra na estrada Bailundo/Luvemba Kassongue, Sara Santos, afirmou aos jornalistas que a empreitada começou em Fevereiro deste ano e está orçada em mais de 100 mil milhões de Kwanzas.
    Parte de mão-de-obra que trabalha nestas obras é local. Pelo menos, 35 jovens encontraram aqui o seu primeiro emprego e já conseguem sustentar as suas famílias. Os trabalhos ficam concluídos no primeiro trimestre de 2013. Dos 89 quilómetros do percurso, oito já foram asfaltados. Até Agosto vão ser concluídos 32 quilómetros que estão a ser terraplanados.
    No percurso Mungo/Calussinga já foram reabilitados 40 dos 75 quilómetros previstos e o encarregado das obras naquela zona, Tiago Novo, aponta para o próximo ano a conclusão da empreitada.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema