Domingo, Abril 28, 2024
10.9 C
Lisboa
More

    Projecções do FMI alinhadas com programas macroeconómicos do Governo angolano

    As projecções do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o crescimento económico de Angola, neste ano, estão alinhadas com as medidas contidas no Plano Intercalar e no Programa de Estabilização Macroeconómica, gizados pelo Governo angolano.

    A afirmação é do ministro de Estado de Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, tendo considerado que as previsões do FMI, que apontam para este ano um crescimento económico de 2,2 porcento e uma taxa de inflação de cerca de 24% para Angola, como positivas, tendo em conta as medidas que o Governo angolano tem tomado nestes dois domínios.

    O governante, que falava esta quinta-feira à imprensa, no final de um encontro entre a equipa económica angolana e a delegação do FMI, que se encontra no país desde o dia 28 de Fevereiro, para avaliar a situação macroeconómica do país, afirmou que as projecções deste organismo internacional são positivas, na medida que apresentam uma evolução de 1,6%, na sua primeira previsão, para 2,2 porcento (crescimento económico) e uma taxa de inflação abaixo do ano 2017.

    Segundo Manuel Nunes Júnior, essas projecções poderão evoluir consoante a dinâmica da economia angolana, representado ainda números provisórios.

    O encontro com a delegação do FMI, chefiada pelo Ricardo Velloso, serviu para apresentar à equipa económica do Governo angolano as constatações registadas durante a missão do FMI em Angola, bem como deixar algumas recomendações ao abrigo do artigo IV (tem a ver com as missões que o fundo faz aos países membros para acompanhar regularmente a evolução económica e financeira dos seus filiados).

    A reunião contou com as presenças dos ministros das Finanças, Archer Mangueira, Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, o governador do BNA, José de Lima Massano, entre outras individualidades.

    A última visita da missão do FMI a Angola, realizada de 06 a 15 de Novembro de 2017, no âmbito da preparação da Missão de Vigilância ao Abrigo do Artigo IV, fez o acompanhamento intercalar da evolução económica do país e actualizou as projecções macroeconómicas.

    O FMI, de que Angola é membro desde 1989, é uma organização internacional criada em 1944, tendo como missão garantir a estabilidade do sistema monetário internacional, através de um Sistema de Vigilância Económica e Financeira mundial que visa consultar e monitorar regularmente o progresso das economias nacionais, identificando os principais factores de risco propiciadores de instabilidade económica ou financeira. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema