Quarta-feira, Junho 12, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Programa de diversificação do PIP 2014 fixado em pouco mais de 240 milhões de kwanzas

    Criação de mais-valia interna está a motivar investidores industriais que na ZEEZEEZEE encontram espaço e oportunidades. (Foto: Vigas da Purificação)
    Criação de mais-valia interna está a motivar investidores industriais que na ZEE encontram espaço e oportunidades.
    (Foto: Vigas da Purificação)

    A produção industrial nacional é um dos pilares em que se assenta as estraté­gias de desenvol­vimento económico, traçadas pelo Executivo angolano que encontra bases de sustentação já no programa de investimen­tos públicos (PIP) de 2014.

    Um documento do Ministério das Finanças (MINFIN) adianta que os pólos industriais assu­mem-se como bases de relança­mento da produção nacional e criação de vantagens compara­tivas e competitivas.

    O programa de diversifica­ção da produção nacional está orçado em mais de 240 milhões de kwanzas (1,24 por cento do total orçamentado ), ficando para a des­localização industrial um finan­ciamento de 242 milhões.

    A fonte, que vimos citando, faz ainda referência ao facto de o Exe­cutivo angolano apostar forte no programa de desenvolvimento das micro, pequenas e médias empre­sas, disponibilizando uma verba de mais de mil milhões de kwan­zas, a fim de dinamizar a produ­ção industrial nacional.

    A título referencial, soube-se que a elaboração do plano direc­tor da reserva industrial de Viana mobilizou um orçamento de 25 milhões de kwanzas. No global, esta deve beneficiar de mais de oito mil milhões de kwanzas.

    Na Zona Económica Especial (ZEE-Viana), novas infra-estru­turas surgirão para garantir o fomento da produção interna, isso por via do aumento das unidades fabris.

    Na perspectiva do fomento empresarial, as zonas indus­triais combinam as estraté­gias de melhorar a oferta de bens internos com a criação de novos e melhores postos de tra­balho, sobretudo para os jovens e desmobilizados.

    Desde a entrada em activi­dade da Zona Económica Espe­cial Luanda-Bengo, a produção industrial registou em Angola uma subida significativa, sendo que uma das operadoras aí afi­xadas é a SIIND – Sonangol Investimentos Industriais, detentora de 53 unidades.

    Na generalidade, a ZEE Luan­da-Bengo comporta cerca de 30 unidades empresariais, entre hotéis, bancos, empresas do ramo comercial e industrial, transpor­tes e montagem de viaturas. (Jornal de Economia & Finanças)

    Por: Isaque Lourenço

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder da extrema direita britânica é atingido por objetos durante ato de campanha

    O líder do partido britânico de extrema direita Reform UK, Nigel Farage, foi atingido por objetos lançados por um...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema