Domingo, Maio 5, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    Principal banco do Brasil prepara entrada em Angola

    Foto DR
    Foto DR

    O processo administrativo para a legalização das operações na praça financeira está em posse das autoridades nacionais estando apenas à espera da autorização que deve ser emitida pelo Banco Nacional de Angola (BNA) nos próximos tempos.

    Banco do Brasil pode começar a operar no mer­cado nacional nos próximos tempos, depois da autorização do Banco Nacional de Angola (BNA). A informação foi pres­tada pelo representante da ins­tituição brasileira em Angola, Ângelo Roncalli em declara­ções ao Jornal de Economia & Finanças.

    Ângelo Roncalli disse que todo o processo administrativo e legal está na posse das autori­dades angolanas, estando ape­nas à espera da autorização do BNA para começar a operar no mercado nacional.

    Segundo Ângelo Roncalli, o Banco do Brasil está implan­tado em Angola desde 2005, onde já possui um escritório de representação.

    “Apesar de não estarmos ainda autorizados a realizar operações creditícias com o público, o banco tem ajudado as empresas que exportam mer­cadorias para o Brasil e vice- versa”, disse Ângelo Roncalli.

    Segundo o gestor, para a realização dessas operações, o banco trabalha com o apoio das instituições bancárias sediadas em Angola na execu­ção desse processo.

    Apesar de ser uma institui­ção de capital público, ao con­trário do Banco de Poupança e Crédito (BPC), o Banco do Brasil vai trabalhar nas áreas de grandes negócios e no seg­mento de investimentos para facilitar as transacções comer­ciais entre Angola e o Brasil no domínio empresarial.

    Questionado sobre a dinâ­mica do mercado nacional, Ângelo Roncalli disse que o fluxo de bens e serviços em Angola é bastante aceitável, pois já per­mite a implantação de um banco de capital público neste seg­mento, visto que vai facilitar não só os empresários do Brasil, mas também os de outras nacio­nalidades que queiram exportar bens para o Brasil.

    Segundo apurou o “JE”, o Banco do Brasil em Angola é o representante da África Subsahariana, enquanto o do Dubai responde pela África Mediterrânica.

    Banco do Brasil S.A. (BB) é uma instituição financeira bra­sileira, estatal, constituída na forma de sociedade de econo­mia mista, com participação da União Brasileira em 68,7 por cento das acções. Juntamente com a Caixa Económica Federal, o Banco Nacional de Desenvol­vimento Económico e Social, o Banco da Amazónia e o Banco do Nordeste. Segundo dados do próprio banco, a empresa possui 15.133 pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos, sendo que 95 por cento de suas agências possuem salas de auto-atendi­mento (são mais de 40 mil ter­minais), que funcionam além do expediente bancário.

    Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 países além do Brasil.

    O Banco do Brasil possui 5 mil agências, estando pre­sente na maioria dos municí­pios do país, com uma estrutura de mais 110 mil funcionários, além de dez mil estagiários, cinco mil contratados tempo­rários e 4,8 mil adolescentes trabalhadores.

    De realçar que o Banco do Brasil foi fundado a 12 de Outu­bro de 1808 é o mais antigo do Brasil e o maior da Amé­rica Latina.

    Taxa de inflação

    A taxa de inflação em Angola manteve-se num dígito (9,11 por­cento) durante o primeiro tri­mestre do ano em curso, tendo registado uma baixa de 2,02 porcento em relação ao idên­tico período no ano anterior, refere o Memorando de Desem­penho da Actividade do Exe­cutivo, referente ao primeiro trimestre de 2013.

    O documento informa que durante o mesmo período, o nível geral do Índice de Preços no Consumidor (IPC) da cidade de Luanda, a capital, registou um aumento de 0,66 por cento, entre Fevereiro e Março últi­mos, contra 0,82 por cento, entre Janeiro e Fevereiro.

    A base monetária em moeda nacional, kwanza, registou uma contracção de 11,41 por cento, no primeiro trimestre de 2013, reflectindo-se na redução das notas e moedas em circulação em 15,64 por cento, e da reserva bancária em 7,79 por cento.

    O stock passou de 727 mil milhões, 236 milhões e 700 mil kwanzas, em Dezembro de 2012, para 644 mil milhões, 226 milhões e 770 mil kwanzas, em Março de 2013.

    Os depósitos do sistema financeiro angolano expandi­ram 1,81 por cento, passando de três triliões, 551 mil milhões e 731,94 milhões de kwanzas, no quarto trimestre de 2012, para três triliões, 689 mil milhões e 594,14 milhões de kwanzas, no final do primeiro trimestre de 2013. Este avanço foi influen­ciado pelo aumento dos depó­sitos em moeda nacional, na ordem dos 3,02 por cento.

    Com esta eventual entrada para breve, a banca comercial angolana deve contar com um total de 24 bancos licenciados no mercado. PEDRO PETERSON (Jornal de Economia & Finanças)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema