Terça-feira, Maio 14, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Primeiro Instituto Superior de Telecomunicações abre em 2013 no Rangel

    O primeiro Instituto Superior de Telecomunicações e Tecnologias de Informação do país começará a funcionar em 2013, no Rangel, província de Luanda, anunciou hoje, o titular do sector, José Carvalho da Rocha.

    O ministro prestou esta informação na cerinómia de cumprimentos de fim de ano e disse que a criação do futuro instituto das telecomunicações enquadra-se num projecto designado ISUTIC, tendo em conta a gritante necessidade de recursos humanos especializados nesse sector.

    De acordo com José Carvalho da Rocha têm estado a implementar redes e novas tecnologias no país, mas só se tirará proveito destas condições se existirem recursos humanos à altura para que eles possas gerir, manter e também explorar os serviços que os
    cidadãos comuns precisam.

    “ Por isso estamos a desenvolver o projecto ISUTIC que vai consubstanciar-se na construção do instituto superior, de modo a que localmente possamos formar técnicos ao mais alto nível no mundo das telecomunicações, electrónica e informática, para que possamos colmatar a grande falta de recursos humanos”.

    O que se pretende, segundo José da Rocha, é tornar aquela área do Rangel, uma zona do saber, tendo em conta os projectos que estão a nascer ali como é o caso Data Center, Train Center, um centro de formação já concluído, criar-se-á também as incubadoras de empresas , além do Instituto de Telecomunicações. Quanto às mediatecas, o projecto está em marcha e as primeiras serão inauguradas no próximo ano.

    O governante referiu ainda que o sector de Telecomunicações e Tecnologias de Informação é uma área de capital intensivo, isto é, negócio que exige grandes investimentos contínuos e que as tecnologias evoluem constantemente e têm de ser acompanhadas.

    Explicou que as tecnologias evoluem rapidamente e que há necessidade de acompanhar não só como utilizador, mas também com capacidade técnica e científica para poder se extrair o máximo de proveito das tecnologias existentes, por isso está-se a fazer um esforço para formar recursos humanos.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema