Segunda-feira, Maio 13, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Presidente egípcio substitui ministros da Defesa e Interior no Governo

    O novo Governo egípcio, do Presidente Abdel Fattah Al-Sisi, foi hoje empossado no Cairo, com a manutenção de grande parte do anterior elenco, sobressaindo as substituições nos ministérios da Defesa e do Interior, indicou a agência noticiosa local MENA.

    O novo Governo é chefiado pelo primeiro-ministro Moustafa Madbouly, ex-ministro do Interior, e foi empossado após Al-Sisi ter iniciado, a 02 deste mês, o seu segundo mandato como Presidente do Egito, na sequência das eleições de fins de março.

    Madbouly foi encarregado por Al-Sisi de formar um novo Governo, depois de o até então primeiro-ministro Sherif Ismail, ter apresentado a demissão poucos dias antes da posse do chefe de Estado, como é tradição no país.

    O novo ministro da Defesa é Mohamed Ahmed Zaki, até agora comandante da Guarda Republicana encarregada da proteção do Presidente, e substitui Sedki Sobhi, militar “muito próximo” de Al-Sisi e que foi comandante das Forças Armadas egípcias até 2014, que fica como conselheiro presidencial.

    Por seu lado, o novo ministro do Interior, o general Mahmut Taufiq Abdelgawad, que substitui Magdi Abdelgafar, cujos quatro anos de chefia do ministério foram marcados com vários atentados contra civis e contra as próprias forças de segurança.

    Abdelgawad, por sua vez, foi vice-diretor e, depois, diretor da Segurança de Estado egípcia, órgão policial que se equipara aos serviços secretos e que tem sido frequentemente acusado por várias organizações não governamentais nacionais e internacionais de cometer torturas e organizar desaparecimentos forçados de opositores. (Notícias ao Minuto)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema