Sábado, Abril 27, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    PR envia mensagem ao homólogo do Burundi

    O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, entregou hoje, terça – feira, em Bujumbura, uma mensagem do Chefe de Estado Angolano e Presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) ao presidente da República do Burundi, Pierre Nkurunziza.

    Georges Chikoti - Ministro das Relações Exteriores (Foto: Pedro Parente)
    Georges Chikoti – Ministro das Relações Exteriores (Foto: Pedro Parente)

    De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, a mensagem entregue ao presidente Pierre Nkurunziza pretende dar a conhecer os progressos alcançados do conjunto de acções político -diplomáticos, para a consolidação da paz, estabilidade política.

    A missiva visa igualmente promover o progresso e a prosperidade na região dos Grandes Lagos, que foram orientadas pela presidência angolana na V Cimeira da CIRGL realizada em Janeiro último e da Mini Cimeira de Luanda, com os presidentes do Congo, Denis Sassou Nguesso, da RDC, Joseph Kabila, e da África do Sul, Jacob Zuma, do Rwanda, Paul Kagame, do Uganda, Yoweri Museveni.

    Pierre Nkurunziza elogiou a presidência angolana, sob liderança de José Eduardo dos Santos, que tem desenvolvido uma política de diplomacia de paz, através de mecanismos de promoção da prevenção e resolução pacífica de conflitos no continente africano, em especial na região dos Grandes Lagos.

    A visita de Georges Chikoti, que iniciou hoje por três países, nomeadamente, Burundi, Rwanda e Uganda, vai contribuir para o reforço da cooperação multiforme entre os países da região na base da amizade e da solidariedade entre os respectivos povos e reforçar os laços de boa vizinhança.

    Angola e o Burundi assinaram em 2004 um acordo geral de cooperação e em 2010, os dois países rubricaram um memorando de entendimento para consultas políticas e diplomáticas regulares.

    No prosseguimento do périplo, o ministro Georges Chikoti está desde hoje, terça-feira, no Rwanda para proceder a entrega de uma outra mensagem do Chefe de Estado Angolano e Presidente em exercício CIRGL, José Eduardo dos Santos, ao seu homólogo rwandês Paul Kagame.

    A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram esta parte do continente, em 1994, os quais levaram ao reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço conjugado para a promoção da paz e o desenvolvimento da região.

    Integram a CIRGL, além de Angola, o Burundi, o Congo Brazzaville, a República Centro-africana, a RD Congo, o Quénia, a Zâmbia, o Sudão, o Sudão do Sul, o Rwanda, a Tanzânia, e o Uganda. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema