O secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, anunciou nesta qurat-feira, no Porto, que o programa da Capital Europeia da Cultura, a decorrer em Guimarães, vai ter o seu financiamento comunitário reforçado em mais 2,5 milhões de euros.
De acordo com o governante, a reprogramação estratégica dos fundos do QREN, que o Governo está a executar, permitiu manter o quadro de financiamento previsto para as capitais europeias da Cultura (Guimarães) e da Juventude (Braga).
No caso de Guimarães, uma reunião recente com o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, e o presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra, terá permitido mesmo reforçar a comparticipação prevista, que ascende agora aos 20,5 milhões.
“É uma forma de sublinhar o êxito que a iniciativa está a ter”, comentou Almeida Henriques.
O secretário de Estado não quis, porém, “entrar na polémica das queixinhas” em torno do atraso da disponibilização daquele financiamento. “Às vezes imputam-se os atrasos às unidade de gestão quando o problema nem sequer está aí”, disse Almeida Henriques, garantindo que é intenção do Governo proceder à “operacionalização imediata” daqueles projectos.
FONTE: Público