Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Mais de cinco mil refugiados angolanos na RDC regressam ao país

    Cinco mil e 923 cidadãos angolanos que se encontravam a residir na República Democrática do Congo (RDC) na condição de refugiados regressaram ao país desde Novembro de 2011 a Abril deste ano, no âmbito do processo de repatriamento voluntário e organizado dos refugiados.

    Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, o chefe de departamento provincial de Assistência e Reinserção Social, Victor Kusonga, explicou que esses compatriotas, numa composição de 2 mil e 292 cidadãos, regressaram ao país através do posto fronteiriço do Luvo, 60 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo.

    Durante o processo de repatriamento, precisou, a Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social, em parceria com a Organização Internacional para Migração (OIM), realizou 30 comboios rodoviários a partir da República Democrática do Congo, sendo 10 de Kinshasa e 20 da região do Baixo Congo.

    Informou que 5 mil e 320 cidadãos, correspondentes a 2 mil e 57 famílias, foram reassentados na província do Zaire, ao passo que 673 foram transportados para outras regiões do território nacional.

    “A primeira fase de repatriamento dos refugiados angolanos na RDC, que iniciou a 4 de Novembro de 2011 e que terminou a 20 de Abril do corrente ano, decorreu sem sobressaltos”, sustentou.

    A segunda fase da operação de repatriamento, disse, inicia na próxima sexta-feira (15 de Junho), com a previsão da chegada ao país de 385 compatriotas, constituídos por 77 famílias.

    “Quando chegam permanecem no máximo três dias aqui no centro do Kiowa para a obtenção de bilhete de identidade, para depois seguirem viagem para as zonas de origem”, explicou.

    O processo de repatriamento dos refugiados angolanos na RDC termina a 30 de Junho do corrente ano.

    FONTE: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema