Domingo, Junho 2, 2024
24.3 C
Lisboa
More

    Pombolo eleito secretário-geral do MPLA

    O até agora secretário para a Informação do MPLA ascendeu hoje a secretário-geral do partido, após uma votação realizada durante a primeira reunião ordinária do Comité Central, depois do congresso extraordinário.

    Paulo Pombolo substitui Boavida Neto no cargo e obteve 90,11% dos votos de 460 membros do Comité Central, hoje alargado para 497 dirigentes durante os trabalhos do 7.º congresso extraordinário do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

    O agora secretário-geral do MPLA obteve 410 votos a favor, 27 contra (5,93%), tendo-se registado 18 votos em branco e cinco nulos. Não votaram os 37 novos membros do Comité Central.

    De acordo com a Lusa, na reunião do Comité Central foram também eleitos os 72 membros do Bureau Político do MPLA, em que João Lourenço é naturalmente o presidente e Luísa Damião a vice-presidente.

    Na votação, a lista única definida por João Lourenço, obteve 427 dos 460 votos válidos (também não votaram os novos 37 membros do Comité Central), o que corresponde a 93,23%, e 21 contra (4,59%), tendo-se registado também 10 votos em branco e quatro nulos.

    A reunião do Comité Central, a primeira após o congresso extraordinário, terminou cerca das 21:15, tendo os resultados sido anunciados pelo presidente da Comissão Eleitoral, Francisco Queirós, igualmente ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola.

    O anterior secretário-geral do MPLA, Boavida Neto, “desce” para o Bureau Político (BP), onde estão também o presidente do parlamento, Fernando Piedade Dias dos Santos (Nandó), o vice-presidente de Angola, Bornito de Sousa, e vários ministros do Governo de João Lourenço, como Manuel Domingos, Carolina Cerqueira, José Carvalho da Rocha, Manuel Nunes Júnior, Marcos Nhunga, Maria Ângela Bragança, Pedro Sebastião e Sílvia Lutucuta.

    No BP do MPLA, entram também a secretária de Estado do Orçamento e Tesouro, Vera Daves, bem como o presidente do Governo Provincial de Luanda, Sérgio Luther Rescova, entre outras personalidades.

    A terminar a reunião, o presidente do MPLA, João Lourenço, tal como tinha feito ao encerrar a primeira parte do congresso extraordinário – a segunda termina ao fim da manhã de domingo – limitou-se a agradecer e a felicitar os novos membros do Comité Central e do Bureau Político, em particular o novo secretário-geral do partido, Paulo Pombolo.

    O encerramento do 7.º Congresso Extraordinário do MPLA foi, entretanto, adiado para a manhã de domingo, num ato político que vai decorrer no Pavilhão Multiúsos do Kilamba, a sul de Luanda.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sonda chinesa chega à face oculta da Lua para recolher amostras

    A sonda chinesa Chang’e-6 conseguiu pousar na face oculta da Lua para recolher amostras, o avanço mais recente do...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema