Quarta-feira, Maio 15, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    PGR admite que situação prisional no País carece de melhorias

    O procurador-geral da República, João Maria de Sousa, admitiu recentemente, em Luanda, que a situação das prisões no País é pouco abonatória, face a superlotação dos estabelecimentos.

    Segundo o magistrado do Ministério Público (MP), tal facto resulta do aumento notório da criminalidade, em consequência de factores como a insuficiência de emprego, baixa escolaridade dos cidadãos, ausência de formação técnica e profissional suficiente, por um lado, e, por outro, a educação integral de cada indivíduo.

    Expressando-se por ocasião do fim de ano, opinou que, para se debelar a situação, necessário se torna que os cidadãos sejam consciencializados a acatarem as leis do Estado, e as normas de boa conduta social.

    Assim, frisou, compete à justiça realizar uma ampla campanha de educação jurídica e de prevenção criminal, que para si, em 2012, deve ser notória para poder ajudar, de algum modo, alterar o actual quadro.

    Quanto ao uso de pulseiras electrónicas e a prestação de trabalho social, arvorou que, apesar do seu uso certamente poder contribuir para baixar o índice de criminalidade, deve ter-se em conta que cada mecanismo adoptado tem de estar adequado a realidade do
    País.

    Nesta perspectiva, afirmou que há-de chegar o dia em que as pulseiras electrónicas vão ser usadas em Angola, mas, disse não ser de imediato uma vez que exige centros de controlo capazes.

    No que diz respeito a administração da justiça e o seu papel, expressou que, em 2012, estarão melhoradas as condições para seu exercício, mormente de instalações, com a inauguração, recente, de palácios municiais, projectos que terão continuidade, com vista a levar os serviços mais próximo do cidadão.

    Para João Maria de Sousa, estas melhorias possibilitarão a realização de mais julgamentos. “Nas condições em que nos encontramos em Luanda, a nível do tribunal Dona Ana Joaquina, há muitas dificuldades, pois são insuficientes as salas de audiências”, exemplificou.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República reconduz Conselho de Administração da Sonangol

    O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu, esta terça-feira, o Conselho de Administração da Sonangol, presidido por Sebastião Pai...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema