Quarta-feira, Maio 15, 2024
16.8 C
Lisboa
More

    Pelo menos 239 mortos em confrontos étnicos na Etiópia

    Entre as vítimas estão nove polícias, cinco membros de milícias e 215 civis. Confrontos ocorreram na semana passada após a morte de um activista de etnia oromo.

    Além das mortes, a polícia confirmou também esta quarta-feira (08.07) a detenção de mais de 3.500 cidadãos durante os protestos. Entre os detidos está o conhecido activista oromo Jawar Mohammed.

    Inicialmente as autoridades de Adis Abeba tinham indicado a morte de 10 pessoas na sequência de confrontos na capital do país. No fim de semana, o número subiu para 150, mas as autoridades avançaram que havia muitos feridos hospitalizados e que o número de mortes poderia aumentar.

    Os confrontos intercomunitários e entre manifestantes e a polícia foram desencadeados pelo assassinato do cantor popular Hachalu Hundessa, o portador da bandeira a etnia oromo, que foi morto a tiro por desconhecidos em 29 de Junho, na capital.

    O primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed disse esta terça-feira (07.07) que a violência da semana passada no país não o demoverá do objectivo de começar a encher este mês aGrande Barragem Renascentista, no Nilo.

    “Tentativas coordenadas”

    O primeiro-ministro etíope já tinha denunciado na sexta-feira (03.07) “tentativas coordenadas” de desestabilizar o país, sem referir quem estaria envolvido. Ontem, foi mais longe, sugerindo que o episódio tenha sido planeado com a intenção de atrasar o enchimento da barragem.

    A violência tinha o objectivo de fazer com que o Governo etíope “desviasse os olhos da barragem”, afirmou Abiy Ahmed numa sessão de perguntas e respostas com os deputados.

    O pior episódio de violência desde que Abiy Ahmed chegou ao poder em 2018 aconteceu na semana passada, em Adis Abeba e na região circundante de Oromia.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cimeira sobre tecnologias e combustíveis limpos para cozinhar em Africa mobiliza 2,2 mil milhões de dólares

    A primeira Cimeira de alto nível, que decorreu no dia 14 de maio em Paris, centrada em proporcionar acesso...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema