Segunda-feira, Junho 17, 2024
21.5 C
Lisboa
More

    Parceria bilateral com Reino Unido faz mais forte o mercado financeiro

    O presidente da Agência de Investimento Privado, Aguinaldo Jaime, considerou o Reino Unido como um importante parceiro de Angola, para o crescimento económico e desenvolvimento sustentável do país.
    Aguinaldo Jaime, que discursava em Luanda na sessão de abertura do fórum sobre “Promoção e desenvolvimento sustentável do sistema financeiro de Angola”, disse que é interesse do Executivo manter uma relação saudável com o Reino Unido. O presidente da ANIP recordou que Angola nos últimos dez anos Angola tem alcançado maior índice de atracção de investimentos estrangeiros, referindo os bons resultados alcançados nos últimos três anos.
    “A estabilidade política, a estabilização dos indicadores macro económicos impulsionaram um am­biente económico e financeiro estável, que conduziu ao desenvolvimento financeiro e às parcerias com efeitos multiplicadores”, a­pon­tou. Este ano, revelou Aguinaldo Jaime, Angola alcançou a terceira posição no raking dos países com maiores índice de investimentos estrangeiros, citando relatório da CNUCED (Conferência das Na­ções Unidas para o Comércio e Desenvolvimento) de 2010, recentemente publicado.
    Aguinaldo Jaime diz que há ainda um longo caminho a percorrer, apontando como desafio a diversificação da economia, a modificação da estrutura do Produto Nacional Bruto, para impulsionar o emprego. O presidente da Agência de Investimento Privado apontou a redução da pobreza, o combate ao analfabetismo e o índice de desenvolvimento humano, como os propósitos do Executivo para os próximos anos. “Contamos com o apoio dos empresários britânicos em parcerias com os empresários angolanos, trazendo capital, conhecimento técnico e tecnológico”, realçou.
    Aguinaldo Jaime informou que Angola resistiu à crise financeira graças a uma política de liberalização e adequada supervisão das autoridades bancárias e financeiras relevantes. “Neste encontro vamos aprender como o Reino Unido a estrutura do seu sistema financeiro e a sua supervisão para que erros que aconteceram nos outros países não aconteçam em Angola”, disse.

    Economia competitiva

    Aguinaldo Jaime encorajou as companhias britânicas a investirem em Angola e aproveitarem as vantagens que a nossa Lei de Investimento Privado dá aos empresários estrangeiros. “Precisamos de bancos, instituição não bancárias, mercado de capitais, para atrair a poupança doméstica e financiar o desenvolvimento económico”, esclareceu. “Precisamos de aplicar mais valor nas matérias-primas, aumentar a exportação e reduzir a importação, aprofundar o processo de industrialização para tornar a economia competitiva”, disse ainda Aguinaldo Jaime.

    Trocas comerciais

    O “lord mayor” da cidade de Londres, Michael Bear, informou que as trocas comerciais entre Angola e o Reino Unido atingiram 1,4 mil milhões de libras.
    Impressionado com os índices de crescimento de Angola, Michael Bear reconheceu que Angola é a terceira maior economia da África Subsaariana tem garantindo um crescimento do seu mercado de for­ma sofisticada, com a promoção de investimentos.
    Afirmou que para concorrer nos grandes mercados, Angola deve primar pelo conhecimento, criatividade e inovação.
    “Queremos contribuir para a qualificação dos recursos humanos, para o crescimento das indústrias, criando riquezas e prosperidade para os angolanos”, acentuou.
    O administrador executivo do Banco Africano de Investimentos (BAI), Luís Lelis, afirmou que a cidade de Londres é um mercado de interesse para Angola, para tal, o banco pretende estreitar as relações comerciais com a instalação de um escritório: “estamos a fazer um esforço muito grande para ter um escritório de representação, com vista a promover a divulgação dos nossos serviços”, disse Luís Lelis.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema