Sábado, Abril 27, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Oposição angolana condena compra de avião de luxo pelo Governo

    (wikipedia.org)
    (wikipedia.org)

    A oposição política em Angola  manifestou-se surpresa com o anúncio da autorização de compra de um avião de  luxo pelo Presidente da República. Para os partido da oposição, tal decisão reflecte “esbanjamento” e prova de má gestão dos fundos do Estado.

    Numa altura em que se pede aos angolanos para fazerem sacrifícios face à crise financeira do país, a compra do avião é “imoral” disse um dirigente da oposição.

    A Unita considera que a  compra de um avião Bombardier Global 6000 por 62 milhões e 500 mil dólares autorizada em despacho pelo Presidente da República traduz a forma desregrada como são geridos os fundos do Estado em Angola.

    O porta-voz do maior partido da oposição Alcides Sakala diz não fazer sentido que o Chefe de Estado autorize tal compra ao mesmo tempo que pede aos angolanos para  se prepararem para fazer face a uma crise financeira resultados da baixa do preço do petróleo.

    “São os tais excessos que nós temos estado a levantar no esbanjamento dos fundos públicos”, afirmou Sakala.

    Por seu turno, o vice-presidente da Casa-CE, Lindo Bernardo Tito, entende que o Presidente da República devia respeitar o sacrifício que os angolanos têm estado a fazer para fazer face à crise anunciada.

    “Entendemos que numa situação de crise não se devia fazer este tipo de compras”, defendeu

    Para o académico e dirigente do Bloco Democrático Nelson Pestana,  a decisão presidencial é o resultado da gestão danosa  dos fundos do Estado  que escapa ao controlo da Assembleia Nacional e acusa os governantes de Angola de falta de moral  .

    “Isso só pode sair do grande saco azul que não é controlado por ninguém”, disse, acrescentando que esta situação em Angola “não é anormal”.

    Para Pestana a decisão é igualmente “imoral”

    O despacho diz que há “a necessidade de se adquirir uma aeronave” desse tipo, mas não indica a utilização a ser dada ao avião.

    A compra vai ser feita à empresa ME Aviation limited que na internet diz ser uma companhia que se especializa no aluguer e venda de aviões.

    O Bombardier 6000 é considerado um dos melhores aviões do segmento de luxo e tem a capacidade de voar 12 horas sem parar, permitindo assim viagens transatlânticas  sem qualquer escala. O aparelho pode assim voar directamente, por exemplo, entre Moscovo e Los Angeles.

    O avião transporta  em condições descritas como confortáveis oito passageiros e dois membros da tripulação. O avião pode ser configurado para permitir a passageiros dormirem em camas.

    Pode ser reconfigurado para transportar até 12 ou mesmo 19 passageiros e dois membros da tripulação e viaja a uma velocidade de cruzeiro de 900 quilómetros por hora, com um alcance de 11 mil e 400 quilómetros. (voa.com)

    Publicidade

    spot_img

    4 COMENTÁRIOS

    1. porque que a oposição não cala a boca e espera o suposto avião de luxo chegar no território angolano e ver que tipo de servço vai servir, se não for benefico em nada para o bem do povo, programe em queima-lo é satisfatório não perdemos nada.
      porque isto é extremamente abusivel o senhor presidente fala tão bonito pelo cavalgo da midia afinal de conta é um mentiroso não conhece a pobresa.

    2. Infelizmente, não nos conseguimos libertar da cultura do despesismo e da vaidade exacerbadas. É justamente em tempos difíceis que todos, sem excepção, devem ser chamados e atender ao chamamento para os grandes sacrifícios.

    3. O povo Angolano sofre, mesmo com a crise financeira ainda o Governo teve a coragem de comprar um Avião de luxo, é muito triste e lamentável, e ainda sobem com o preço do combustível, para poderem cobrir os buracos provocados por eles, é uma pena que a democracia em Angona não se faz sentir, como nos outros países, o governo em Angola é qui sabe o que faz com o dinheiro do estado e não são investigados. Mais um dia isso vai acabar.

    4. O povo Anholano sofre,mesmo com a crise financeira ainda o Governo teve a coragem de comprar um Avião de luxo, é muito triste e lamentável, e ainda sobem com o preço do combustível, é uma pena que a democracia em Angona não se faz sentir, o governo é qui sabe o que faz com o dinheiro do estado. Mais um dia isso vai acabar.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema