Segunda-feira, Junho 17, 2024
21.3 C
Lisboa
More

    Oi acusa Ricardo Salgado de enviar email com “informações falsas” sobre o investimento da PT na Rioforte

    (jornaldenegocios.pt)
    (jornaldenegocios.pt)

    Otávio Azevedo e Fernando Portella, administradores da Oi na Portugal Telecom, que se demitiram após ser conhecido o investimento de quase 900 milhões de euros da operadora portuguesa em papel comercial do GES, acusam Ricardo Salgado de falsear informação ao afirmar que a Oi tinha conhecimento deste investimento.

    Num comunicado de duas páginas publicado esta sexta-feira, 15 de Agosto, no jornal Expresso os dois administradores acusam o antigo presidente do Banco Espírito Santo de falsear informação ao afirmar que “que os investimentos realizados pela Portugal Telecom SGPS em títulos da Rioforte eram de conhecimento dos sócios brasileiros da Oi e que, supostamente, faziam parte de um acordo de investimento cruzados”.

    Esta afirmação consta de um email enviado, a 8 de Julho, por Ricardo Salgado em resposta a um email, com data de 1 de Julho, do presidente do Conselho de Administração da Andrade Gutierrez, Sérgio Andrade. Nessa missiva, Sérgio Andrade informava Ricardo Salgado “sobre a existência de uma proposta por parte dos advisors da Oi/PT para tentar minimizar os efeitos da aplicação financeira realizada na Rioforte”, refere o comunicado.

    Na resposta, Ricardo Salgado terá escrito, segundo noticiou o Expresso no passado sábado, que existia um acordo entre o GES e os grandes accionistas da Oi – a Andrade Gutierrez e a Jereissati Telecom – no âmbito da qual a fusão permitiria a ajudar a “limpar” a dívida das holdings destes dois accionistas. “Como contrapartida, afirma o ex-líder do BES, a operadora brasileira renovaria as aplicações na Rioforte. Zeinal Bava, presidente da Oi, é também implicado por Salgado no alegado acordo, quando este afirma que o líder da PT e agora da Oi já tinha sido informado das aplicações”, recorda esta sexta-feira o semanário.

    Dois dias mais tarde, a 11 de Agosto, a Oi desmente que Zeinal Bava tivesse conhecimento do investimento da PT no GES.

    “O presidente do conselho de administração da Oi e membro do ‘steering committee’ para fazer o acompanhamento da combinação de actividades do negócio da Oi e da Portugal Telecom, José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, e o presidente executivo da Oi, Zeinal Bava, em relação ao que é publicado na edição de 9 de Agosto pelo jornal Expresso, sob a forma de excertos, como sendo correspondência alegadamente trocada por email entre os drs. Ricardo Salgado e Sérgio Andrade, informam que não só nunca tiveram conhecimento da existência de tais comunicações, como as supostas menções que neles são feitas às suas pessoas, no alegado email do Dr. Ricardo Salgado, não correspondem à verdade”, esclareceu então o gabinete de comunicação da Oi.

    “Minimizar os efeitos da desastrosa aplicação financeira”

    No comunicado hoje publicado no Expresso, Otávio Azevedo e Fernando Portella garantem que o “investimento financeiro no valor de 897 milhões de euros realizado pela Portugal Telecom em títulos da Rioforte era totalmente desconhecido pelos sócios brasileiros da Oi e seus administradores não vinculados à Portugal Telecom, que dele somente vieram a tomar conhecimento no dia 27 de Junho pela comunicação social”.

    “A partir do conhecimento desse facto, os sócios brasileiros e administradores da Oi não vinculados à Portugal Telecom desenvolveram seus melhores esforços para encontrar e implementar soluções possíveis que possibilitassem minimizar os efeitos da desastrosa aplicação financeira realizada e permitissem dar continuidade à operação de fusão pretendida”, escrevem os dois administradores. (jornaldenegocios.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema