Quarta-feira, Maio 29, 2024
26.4 C
Lisboa
More

    Obras sociais nas comunas do Lubango estimulam a fixação de vários quadros

    A construção, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural de Combate à Pobreza, de cinco casas na Banda, Lubango, contribui para a fixação este ano de quadros da saúde e educação, disse o administrador comunal.
    Augusto Limbe recordou que, no âmbito daquele programa, a administração municipal do Lubango disponibilizou verbas para a construção das referidas casas.
    O administrador da Banda referiu que a criação de condições de habitação, saúde e educação nas comunas do Lubango estimula a fixação de quadros junto das comunidades das zonas suburbanas.
    Na Banda, afirmou, foram reabilitados o tanque banheiro, a manga de vacinação de gado, a casa dos técnicos da veterinária e os sistemas de abastecimento de água e eléctrico.
    A Banda passou a ter um gerador, como prémio por a sua população ter sido, na comuna da Huíla, a que entregou maior número de armas às autoridades.
    A direcção provincial da Energia e Águas está a instalar a nova linha de fornecimento de luz eléctrica, que abrange casas particulares, instituições públicas, igrejas, escolas, serviços de veterinária e posto médico.

    Ensino e agricultura

    No âmbito do Programa de Combate à Pobreza, acrescentou, foi construída na Banda uma escola do ensino primário, com seis salas. O administrador comunal disse que em 2012 houve 1.800 crianças matriculadas em escolas, mas que mesmo assim ainda há mil fora do sistema de ensino em Nongando, Mangongui, Luquete, Matuelo e Makuelo.
    Milho, massango, massambala, fei­jão e a batata são as principais culturas da Banda, que tem cerca de oito mil habitantes.
    Na presente campanha agrícola, o Governo Provincial distribuiu, por intermédio da direcção da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, sementes de massango, milho e massambala e instrumentos de trabalho.
    Na Banda há duas cooperativas de camponeses, que têm vido a aumentar a produção e diversificar a actividade. O grande problema na população da Banda, disse o seu administrador, é a via de acesso à comuna que está degradada, o que faz com que a partir de Tchimukua os carros circulem com grande dificuldade devido à existência de ravinas e de outros obstáculos.
    O sector da Banda, na comuna da Banda, apesar de registar progressos, salientou, precisa de mais um posto médico, uma ambulância, bem como de mais técnicos e para caracterizar a situação referiu que há apenas um enfermeiro para oito mil habitantes.
    O administrador elogiou o trabalho de sensibilização da Policia Nacional sobre a importância da prevenção nos roubos de gado. (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Polícia faz novas buscas no caso de influência russa no Parlamento Europeu

    O procurador-geral da Bélgica afirma que um funcionário do Parlamento Europeu desempenhou um "papel significativo" numa presumível operação de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema