Segunda-feira, Junho 17, 2024
17.7 C
Lisboa
More

    Novas salas de aula dão lugar a mais de centenas de alunos

    O acesso ao ensino a nível do I ciclo nas comunas do Tabi e Yembe, no município do Ambriz, Bengo, está mais facilitado, com o aumento de mais seis salas de aula, três para cada localidade, o que permitirá o ingresso de mais de 600 alunos.

    Construídas pelo Fundo de Apoio Social (FAS) e pela União Europeia (EU), no âmbito da melhoria das condições sociais das comunidades, as novas salas de aula foram inauguradas na segunda-feira pelo governador da província, João Bernardo de Miranda. Na mesma ocasião, também se fez a entrega de uma casa do tipo T3 para acomodar os professores.
    O governador provincial, João Bernardo de Miranda, disse que o aumento de mais salas faz parte da estratégia do Governo de acabar com o índice de crianças fora do sistema de ensino e garantir o futuro da nação.
    João Bernardo de Miranda afirmou que constitui um dos objectivos do Executivo construir mais escolas, hospitais e várias infra-estruturas que visam melhorar as condições de vida da população. Por este facto, apelou aos encarregados de educação, professores e alunos para cuidarem dos imóveis, para que as futuras gerações possam também beneficiar destas infra-estruturas.

    FAS define linhas de projectos

    O director nacional do Fundo de Apoio Social, Santinho Figueira, disse que a instituição, além de construir escolas e centros médicos nos seis municípios da província do Bengo, está também noutros projectos, com realce para a formação de agentes de desenvolvimento sanitários (ADS). Tal projecto, salientou, visa promover o desenvolvimento regional por meio da promoção de hábitos que contribuem para impedir tipos de comportamento nocivos no seio da população, que vive em situação de vulnerabilidade.
    Santinho Figueira disse que neste ano foram já entregues na província do Bengo duas escolas, no município do Pango Aluquém, um campo multiuso nos Dembos e uma escola de seis salas no Dande.
    Na província do Bengo, o FAS formou, até ao momento, mais de 60 agentes de desenvolvimento comunitário e sanitário (Adecos), que têm por missão promover o cumprimento do direito à saúde, consagrado na Constituição.

    Distribuição de lotes de terra

    O Governo Provincial do Bengo procedeu à entrega de 80 lotes de terra aos munícipes do Ambriz, tendo, numa primeira fase, beneficiado igual número de famílias, numa área bruta de 11 hectares. A ideia é melhorar a qualidade de vida da população. O governado provincial, João Bernardo de Miranda, fez a entrega simbólica de terreno, no âmbito do programa de auto-construção dirigida.

    Numa primeira fase, beneficiaram de lotes de terra 80 famílias que, em 2012, foram desalojadas das suas localidades, para dar corpo ao projecto de construção dos 200 fogos habitacionais, que paulatinamente está a mudar a imagem da vila e devolver a harmonização nas comunidades.

    João Miranda disse que o Governo tem a missão de criar as condições, abrindo espaços e loteando os terrenos para que cada cidadão tenha um lugar para construir e viver com dignidade.

    Os habitantes do município do Ambriz mostraram-se contentes pelos empreendimentos inaugurados e que visam oferecer e garantir maior tranquilidade aos alunos que excediam as salas de aula.

    Mário Pedro sublinhou que o processo de reconstrução de infra-estruturas sociais está a mudar a imagem da municipalidade, afirmando que, com a construção de mais salas, mais crianças passam a ter acesso ao sistema de ensino na região. Quanto à distribuição de terra, Mário Pedro salientou que permitirá que ao cidadão construir a sua casa numa área segura, daí ter manifestado satisfação e disse esperar que outras famílias também beneficiem do projecto, que visa melhorar a qualidade de vida da população.

    Sousa Miguel, um outro munícipe, enalteceu os esforços do governo da província na construção destes empreendimentos na comunidade, mas lembrou que é preciso melhorar o fornecimento de água, de energia eléctrica, assim como a criação de indústrias para dar emprego aos jovens.

    O regedor do Tabi, Matias Brito, felicitou o Governo do Bengo pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do desenvolvimento das comunidades, tendo-o encorajado a continuar nesta senda, com vista a proporcionar o bem-estar da população.

    Disse que o Governo melhorou as vias principais que ligam Caxito-Ambriz, cuja circulação de pessoas e bens já é um facto. (Jornal de Angola)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema