Domingo, Abril 28, 2024
12.6 C
Lisboa
More

    ‘Ninguém vai interferir na Justiça Eleitoral’, diz Fachin

    Edson Fachin afirmou que ninguém irá interferir no processo eleitoral brasileiro

    Segundo presidente do TSE, eleições são responsabilidade das “forças desarmadas”

    Fachin afirmou que Justiça Eleitoral aceita sugestões, mas não vai “se dobrar” a ninguém

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, voltou a dizer que as eleições no Brasil serão limpas e ressaltou: “ninguém e nada interferirá na Justiça Eleitoral”. A declaração aconteceu durante uma visita de Fachin à sala onde estão sendo feitos os testes de segurança com as urnas eletrônicas.

    “País e sociedade agradecem. Vamos ter dia 2 de outubro, o Brasil terá eleições limpas, seguras, com paz e segurança. Ninguém e nada interferirá na Justiça Eleitoral. Não admitirmos qualquer circunstância que impeça o brasileiro de se manifestar”, disse Fachin, segundo a TV Globo.

    Fachin ainda afirmou que quem cuida das eleições são as “forças desarmadas”, em referência à declaração do presidente Jair Bolsonaro (PL), que sugeriu que as Forças Armadas fizessem uma contagem paralela dos votos. “Quem trata de eleição são forças desarmadas e, portanto, dizem respeito à população civil que de maneira livre e consciente escolhe seus representantes. Logo, diálogo sim, colaboração sim, mas a palavra final é da Justiça Eleitoral.”

    “Quem vai ganhar as eleições é a democracia. Nós vamos diplomar os eleitos e isso certamente acontecerá. Há muito barulho, mas esse tribunal opera com racionalidade técnica”, afirmou o presidente do TSE.

    Questionado sobre a postura de Bolsonaro de por em dúvida a lisura das eleições e desacreditar as urnas eletrônicas, Fachin afirmou que investir contra o pleito é atacar a democracia.

    “Não mando e não recebo recado de ninguém. A afirmação é muito nítida. Quem investe contra o processo eleitoral investe contra a democracia. É um fato e fato fala por si só. Não se trata de recado, é uma constatação. Temos respeito a todo chefe de estado e jamais nos furtarem a diálogo. Não há afirmação do que desborde da legalidade constitucional.”

    Segundo Edson Fachin, a Justiça Eleitoral pode ouvir sugestões, mas não vai “se sobrar a quem quer que seja”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema