Terça-feira, Abril 30, 2024
17 C
Lisboa
More

    «Musalo» é a peça do mês destacada no Museu Nacional de Antropologia

    Antigo instrumento pertencente aos grupos etnolinguísticos Ambundu, Ovimbundu e Côkwe, «Musalo» é a Peça do Mês no Museu Nacional de Antropologia. Exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

    O Museu Nacional de Antropologia escolheu como peça a destacar no presente mês, na sua habitual exposição “Peça do Mês”, o Musalo – instrumento feito de fibras vegetais e juncos, com aberturas finas que permitem a separação de resíduos ou partes grossas e a passagem de farinha de milho própria para o consumo depois de moído – que deve estar patente até final de Agosto. As visitas, sempre acompanhadas de um guia, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h.

    Este ano, já estiveram em destaque, naquele museu, vários instrumentos que fazem parte do “mapa” étnico-escultural do País, tais como o “Embinga”, pertencente aos povos do Sudoeste de Angola (os Nyaneka-Nkhumbi); o “Nkawu”, usado por soberanos de Angola; e o “Kulusu”, primeiro objecto que o Reino do Kongo recebeu no contacto com os portugueses, entre outros.

    O “Musalo”, peça que revela grande poder artístico, a peneira de uso doméstico reconhecida entre os Ambundu, Côkwe e Ovimbundu, era/é habitualmente usado por mulheres que, “cantando num ritmo de interjeições breves, imprimem movimentos alternados de rotação num sacudido vaivém entre as duas mãos, que levam a farinha a escapar-se por entre as fibras finas, verticais e paralelas.

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Comunicação Social considerada fundamental para credibilidade do Censo 2024

    O secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, reiterou hoje, em Caxito, província do Bengo, a responsabilidade...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema