Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Escolas têm 89 casos de covid-19 após retorno às aulas presencial

    Ao todo, até a última sexta-feira (20/8), 17 alunos e 23 professores regentes testaram positivo para a covid-19

    Desde o retorno das atividades presenciais nas escolas do Distrito Federal, em 5 de agosto, pelo menos 89 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. Entre o número de casos, 23 são professores regentes, 17 estudantes, duas de merendeiras, dois vigilantes e um secretário escolar, além de sete faxineiras. Os dados são da Secretaria de Educação (SEEDF).

    Apesar do número de casos, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, avalia o cenário como positivo. “Temos 35 mil professores, quase 10 assistentes, pelo menos outros cinco mil vigilantes, merendeiras, faxineiras e 450 mil estudantes. Termos registrado 89 casos é absolutamente normal, dentro do esperado”, destaca.

    Para a titular da Secretaria de Educação, “é um sinal de que as escolas aderiram ao esforço sanitário coletivo, adotaram corretamente todos os protocolos de biossegurança. A escola é um ambiente seguro”, garante.

    O levantamento sobre os casos da comunidade escolar foi feito com a Secretaria de Saúde, levando em consideração os registros feitos pelas escolas desde a volta do recesso escolar.

    O retorno das atividades acontece de forma escalonada: metade da turma presencial e a outra metade em casa, com atividades pedagógicas. A presença na escola se alterna a cada semana.

    Nesta segunda-feira (23/8), retornaram ao modelo presencial os estudantes do Ensino Médio. E até dia 30 de agosto, Escolas de Natureza Especial, Centros Interescolares de Línguas (CILs), Centros de Ensino Especial e demais atendimentos retomam as atividades presenciais.

    Cuidados
    Hélvia destaca, contudo, a necessidade de medidas de prevenção. “Eu quero fazer um apelo aos professores, a eles que são o coração da rede pública: todos fomos vacinados, mas, fora da escola, devemos manter os cuidados, evitar aglomerações, usar máscara, lavar as mãos várias vezes ao dia. A pandemia, graças ao avanço da vacinação, começa a enfraquecer, mas ainda não acabou. Devemos dar exemplo à sociedade”, pontua.

    Atualmente, as regionais de ensino com os maiores números de casos são Plano Piloto e Taguatinga, ambas com 16 casos confirmados.

    A pasta explica que todo teste positivo é orientado pelo protocolo de rastreamento de contatos, ou seja, as pessoas com quem o caso positivo manteve contato próximo (ficou por pelo menos 15 minutos a uma distância menor que 1 metro ou abraçou, beijou e apertou a mão), são orientadas a se afastarem das atividades escolares. Os casos ficam sob monitoramento da Vigilância em Saúde até o fim do prazo de 15 dias sem sintomas.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema