Terça-feira, Maio 14, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Moxico: Primeiro fórum de educação para todos reforça mobilização de actores sociais

    (Angop)
    (Angop)

    Luena – O primeiro Fórum de Educação para Todos vai reforçar a mobilização dos diferentes actores sociais para a prossecução dos Objectivos do Quadro de Acção de Dakar e do Desenvolvimento do Milénio (ODM), disse hoje, quinta-feira, no Luena, o director provincial do Moxico da Educação, Abel Jones Pique.

    O responsável, que falava na cerimónia de abertura do encontro, ressaltou que, para o cumprimento deste  desiderato, os sectores públicos, sociais e privados devem contribuir na redefinição das estratégias sócio – educativas, em função dos desafios de iniciativa de aceleração dos objectivos da Educação para Todos.

    Esclareceu que ao se concretizar tal mobilização se vai contribuir para a operacionalização de medidas e acções sócio – educativas que se reflictam directamente na cobertura escolar, equidade de género e qualidade da educação.

    Explicou igualmente que os resultados da acção formativa vão melhorar os mecanismos de gestão de informação sobre Educação Para Todos, por formas a tornar mais profícuo, hábil, pertinente e actual o processo de análise, tratamento e planificação das acções que concorrem directamente para a implementação dos objectivos preconizados.

    O fórum, na opinião do gestor do sector da educação no Moxico, permitirá definir e elaborar um quadro provincial de acção de aceleração dos objectivos da Educação Para Todos, cumprindo com as metas de acção de Dakar, expandir e melhorar o cuidado e a educação na primeira infância, especialmente para os petizes mais vulneráveis e desfavoráveis.

    As acções do encontro, acrescentou, visam também garantir que, até 2015, todas as crianças, sobretudo as meninas e outras em circunstâncias difíceis, tenham acesso a educação primária completa, gratuita e obrigatória de boa qualidade, bem como alcançar uma melhoria de 50 por cento nos níveis de alfabetização de adultos, mormente para as mulheres.

    O director provincial referiu que as actividades a dinamizar, na sua maioria constantes nas metas dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, serão avaliados em 2015 e servirão para renovar políticas de eliminação da disparidade de género na educação primária e secundária e alcançar a igualdade do género, com foco na garantia do acesso pleno e equitativo de meninas e de realização na educação básica de referência.

    O Fórum Provincial de educação Para Todos tem o término previsto para sábado (dia 16). (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portela vai ser alargada, Alcochete é a escolha final para o novo aeroporto

    Governo segue recomendação da Comissão Técnica Independente, que considerou Alcochete, a par de Vendas Novas, como a solução "mais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema