Quarta-feira, Maio 29, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Moxico capacita activistas contra gravidez precoce

    Mais de 50 funcionários das instituições públicas, líderes e crentes das igrejas sediadas nesta província, participam desde hoje, no seminário de capacitação de activistas de mobilização contra gravidez precoce e casamento infantil, promovido no Luena, pela organização não-governamental Iniciativa Regional de Apoio Psicossocial (REPSSI)

    Em cinco dias, a acção formativa, co-organizada com a Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher (DIFAMU), abordará temas sobre a introdução e conceito ao apoio psicossocial, necessidades psicossocial da criança, habilidades parentais na comunidade, planos práticos para construir um futuro e mudanças nas famílias.

    Práticas culturais locais que influenciam o casamento infantil, causas, problemas, desafios e soluções constam igualmente da agenda de formação.

    Na ocasião, o coordenador da Iniciativa Regional de Apoio Psicossocial (REPSSI), António Félix Jerónimo, disse que o casamento infantil é um acto de violação dos direitos das crianças que coloca em causa o desenvolvimento desta franja da sociedade.

    Insistiu que o casamento infantil resulta na gravidez precoce e aumenta o risco de um parto complicado que pode provocar doenças sexualmente transmissíveis, violência doméstica, beliscar o bem-estar psicossocial da criança, família e em certos casos acarreta a morte da parturiente ou do seu bebé.

    No acto de abertura, o vice-governador provincial do Moxico para área Política, Económica e Social, Carlos Alberto Masseca, enalteceu o gesto da REPSSI, na formação de activistas e mobilizadores que se intervêm no combate contra as acções que prejudicam o desenvolvimento harmonioso da sociedade.

    Orientou as instituições do Governo a trabalhar a par das Organizações Não-Governamentais e filantrópicas, no sentido de reforçar a rede das organizações que visam o combate de todos os actos que constituem o mal-estar da população, principalmente, dos adolescentes das comunidades longínquas. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A China está de volta à África desta vez com mais investimentos e menos empréstimos

    O principal programa de cooperação económica da China está a ser relançado após uma pausa durante a pandemia global,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema