Quarta-feira, Maio 1, 2024
13.2 C
Lisboa
More

    Kadafi é morto em ataque perto de Sirte, diz CNT

    Foto tirada por um celular apresentada como a imagem da prisão de Kadafi, nesta quinta-feira.

    O ex-líder líbio Mouammar Kadafi morreu nesta quinta-feira perto de Sirte, segundo responsáveis do CNT. De acordo com eles, Kadafi teria sucumbido a ferimentos na cabeça e nas pernas, durante um ataque aéreo da forças da OTAN, quando tentava fugir. O corpo de Kadafi foi transferido para Misrata, segundo o canal de TV por satélite Al Arabia. Um dos dirigentes do CNT, entretanto disse que o corpo foi transferido para um local secreto.

    “Hoje anunciamos ao mundo que Kadafi morreu nas mãos dos revolucionários”, disse o porta-voz do CNT, Abdel Hafez Ghoga. “E um momento histórico, é o fim da tirania e da ditadura. E o reencontro do Kadafi com seu destino”, disse. A cidade de Sirte foi “totalemente liberada com a confirmação da morte de Kadafi”, também indicou nesta quinta-feira Khalifa Haftar, responsável militar do CNT.

    Segundo ele, todos os aliados que combatiam ao lado do ex-líder líbio foram assassinados ou capturados. Kadafi, que estava foragido desde o dia 23 de agosto, foi atingido por tiros contra seu grupo. O presidente do CNT, Moustapha Abdeljalil, deve fazer um pronunciamento à população na TV líbia ainda nesta tarde. Ainda de acordo com os representantes do Conselho Nacional de Transição, o porta-voz do CNT, Moussa Ibrahim, também foi preso na operação.

    Em um comunicado, a OTAN anunciou que os caças da Organização haviam atingido dois comboios por volta das 8h30, nos arredores da cidade mas não confirmou a presença de Kadafi, nos veículos. Aboubakr Younès Jaber, ministro da Defesa do regime, também teria sido morto hoje. A morte de Kadafi também foi confirmada pelo canal Libya lil Ahrar. Moatassim, um dos filhos de Kadafi, também morreu na operação.

    Em Washington, o Departamento de estado americano disse que ainda não era possível confirmar o anúncio da morte do ex-líder líbio. No início de outubro, o primeiro-ministro do CNT, Mahmoud Djibril, havia indicado que o coronel estava escondido no sul da Líbia. Ele também teria sido visto no Saara, na região de Ghadamés. Na realidade, ele estava escondido em Sirte, reduto das forças aliadas do coronel.

    As últimas posições dos aliados pro-Kadafi foram ocupadas nesta quinta-feira pelos rebldes. Nos últimos dois meses, as forças da oposição, que tomaram o regime, mantiveram os ataques contra Sirte. A cidade de Bani Walid, um outro reduto de Kadafi,situada a 170 quilômetros a leste de Tríopoli, foi liberada nesta quinta-feira.

    O CNT, que já foi reconhecido pela comunidade internacional como representante legítimo do povo líbio, poderá agora dar início às reformas no país e à preparação das eleições, compromisso assumido durante a Conferência para a Líbia, em setembro.

    Nascido em 1942, Kadafi chegou ao poder em setembro de 1969. Os protestos no país começaram impulsionados pela primavera árabe, que culminou na queda de regimes ditatoriais na Tunísia e no Egito, se alastrando para outros países, como a Síria.

    Na Líbia, o movimento de contestação teve início em fevereiro, e a repressão do governo Kadafi à população civil levou a comunidade internacional, liderada por França e Grã-Bretanha, a iniciar uma ofensiva no país, com a criação de uma zona de exclusão aérea e suporte aos grupos rebeldes.

     

    Fonte: RFI

    Fotografia: AFP/Philippe Desmazes

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Poderá Xi Jinping convencer a Europa a desempenhar o papel de fiel da balança entre a China e os EUA?

    O Presidente chinês, Xi Jinping, inicia uma viagem à Europa no próximo domingo, pela primeira vez em cinco anos,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema