Sábado, Fevereiro 24, 2024
10.9 C
Lisboa
More

    Moçambique: Relatório revela que activistas de direitos humanos sofrem ameaças e intimidações em Cabo Delgado

    A Rede Moçambicana de Defensores dos Direitos Humanos, uma iniciativa da sociedade civil, divulgou no passado fim-de-semana, em Pemba, um relatório em que denuncia alegadas ameaças e intimidações a quem defende os direitos do Homem em Cabo Delgado.

    O relatório, denominado Vozes da Comunidade, destaca que há direitos básicos dos cidadãos que continuam a não estar garantidos para quem foge de ataques e contra-ataques no norte do país.

    O director do Centro para a Democracia e Desenvolvimento (CDD), membro da Rede, diz que ao nível das comunidades registam-se situações de violação de direitos humanos.

    Adriano Nuvunga avança que ao nível das comunidades também se registam casos de negação da realização de direitos humanos pela situação de conflito, que não só obrigou as pessoas a abandonarem as suas zonas de origem, abrigando-se em centros de deslocados, “em condições desumanas”.

    Nuvunga afirma ainda que neste momento, “homens e mulheres que trabalham para que outras pessoas possam realizar os seus direitos, estão sendo ameaçados pelas variadíssimas situações, incluindo a forma como as autoridades da lei e ordem actuam nas regiões afectadas” pelo conflito.

    Entretanto, o Presidente da Comissão Moçambicana dos Direitos Humanos assume haver graves situações de violação dos direitos essenciais em Cabo Delgado, sublinhando que “precisamos de acções muito enérgicas, com vista a tornar os direitos humanos uma realidade”.

    Para Luís Bitone, um dos problemas é que vários actores “ainda não percebem a dimensão dos direitos humanos, como aquela dimensão que é preciso, todos nós, respeitarmos”.

    Para o bispo católico, Dom Carlos Nunes, as precárias condições em que vivem os deslocados de guerra, também “configura uma violação dos direitos humanos”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lula repete que governo israelense comete genocídio em Gaza e defende criação de Estado palestino

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dobrou a aposta e reafirmou nesta sexta-feira que o governo de Israel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema