Segunda-feira, Abril 29, 2024
13 C
Lisboa
More

    Portugal: Milhares de pessoas em protesto contra austeridade, troika e Governo

    Cerca de três mil pessoas aderiram esta tarde à marcha de protesto organizada pelo movimento de indignados “Primavera Global”, em Lisboa, e estão já concentradas junto ao Parque Eduardo VII, onde vão permanecer até terça-feira. O protesto repete-se em mais seis cidades portuguesas.

    Os manifestantes – sobretudo jovens – começaram a concentrar-se no Rossio por volta das 14h e cerca de duas horas depois seguiram em direcção ao Marquês de Pombal. Pelo caminho, foram gritando frases de protesto contra as medidas de austeridade, a troika e o Governo.

    “Ajuda externa, o povo condena”, “chega, basta de viver à rasca” ou “trabalhadores precários, patrões milionários” eram algumas das frases ouvidas. A meio da Avenida da Liberdade, o grupo de manifestantes sentou-se no chão durante uns minutos, para depois arrancar em direcção à rotunda do Marquês de Pombal, ao som de tambores e apitos. O ambiente é de festa.

    Por volta das 17h estavam já a chegar ao espaço relvado do Parque Eduardo VII, junto às barracas da Feira do Livro, onde planeiam ficar até terça-feira. Para os próximos dias, estão marcados debates, concertos e jantares, entre outras actividades culturais.

    Mas Lisboa é apenas uma das sete cidades portuguesas a receber as manifestações dos “indignados” contra a crise e a austeridade. Em Coimbra, o movimento juntou hoje cerca de 30 activistas na Praça da República, de onde partiram para percorrer várias ruas da cidade durante a tarde.

    Pedro Alípio, um dos participantes no protesto, justificou a fraca adesão com a “grande resistência” da sociedade “à ideia de mudança”. Citado pela Lusa, o manifestante considerou que “o que há é medo e vergonha. Há um medo muito marcado de que os protestos não resolvam os problemas e a vergonha da exposição pública da condição social das pessoas”, afirmou.

    A manifestação tem como destino o parque Dr. Manuel Braga, junto ao rio Mondego, onde estão previstas, até terça-feira, diversas actividades culturais, como debates, oficinas de pintura, momentos musicais, assembleias populares e almoços e jantares comunitários.

    No Porto, a manifestação partiu da Praça da Batalha com centenas de pessoas, que seguiram até à Avenida dos Aliados. Os manifestantes são também aqui sobretudo jovens, que se insurgem contra as medidas do Governo.

    O protesto está a realizar-se ainda em Braga, Santarém, Évora e Faro.

    Democracia real, mais justiça social, distribuição da riqueza, e ética pública são algumas das questões comuns aos vários movimentos que esperam mobilizar até ao dia 15 milhares de pessoas a nível mundial.

    As manifestações, plenários e assembleias que estão agendadas a partir deste sábado estão a ser divulgadas nas redes sociais e na Internet.

    Fonte: PUBLICO

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BNA aprova Visão do Sistema de Pagamento em Novembro

    O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê aprovar a Visão do Sistema Nacional de Pagamento, para o período 2023/2028,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema