Domingo, Abril 28, 2024
12.6 C
Lisboa
More

    Melhoria do comércio internacional facilita mais investimentos em Angola

    Navio MaerskAs relações comerciais entre Angola e o resto do mundo têm melhorado significativamente nestes últimos tempos, devido, sobretudo, ao rompimento das barreiras alfandegárias por par­te das autoridades aduaneiras de diversos parceiros. Com a entrada de Angola na Organi­zação Mundial do Comércio (OMC) em 1995, diariamente tem entrado no país mercado­rias provenientes de diversas partes do mundo, o que tem contribuído bastante para a me­lhoria da balança comercial.

    Assim, segundo o boletim mensal dos Serviços Nacio­nais de Alfândega (SNA), ór­gão fiscalizador do Ministério das Finanças, só em Novem­bro de 2012, entraram no país mercadorias cujas receitas es­tão avaliadas em mais de dois mil milhões de dólares norte- -americanos, registando uma variação percentual positiva de 27,9 por cento em compa­ração com o mesmo período do ano passado.

    Esse valor vem demonstrar que o país está cada vez mais aberto para atrair potenciais investidores, o que faz au­mentar as receitas para novos investimentos públicos.

    NAVIO MAERSK-Assim, o valor aduaneiro das mercadorias exportadas neste período somou mais de mil milhões de dólares norte-americanos, assinalan­do uma redução na ordem dos 70,3 por cento compara­tivamente ao mesmo período do ano anterior.

    A receita arrecadada cifrou-se em 278,4 milhões de dólares norte-americanos, registan­do uma variação percentual negativa de 6,2 por cento em comparação com o mesmo pe­ríodo do ano passado.

    Receita e valor aduaneiro

    A receita arrecadada repre­senta 13,4 por cento do total do valor aduaneiro das im­portações durante o mês em análise.

    O valor das isenções con­cedidas às importações atin­giu 83,9 milhões de dólares. As principais isenções foram concedidas aos produtos deri­vados de petróleo bruto desti­nados ao mercado subvencio­nado representando 57,4 por cento do total.

    O valor das isenções conce­didas às exportações atingiu 5,5 milhões de dólares. As principais isenções foram concedidas às empresas pe­trolíferas – Sonangol, suas associadas e subcontrata­das, representando 99,9 por cento do total.

    As principais portas de en­trada e saída de mercadorias foram os Serviços Regionais de Alfândega de Luanda (SRAL), Lobito (SRALO), Namibe (SRAN) e Cabinda (SRAC).

    Importações

    O valor aduaneiro das vinte principais mercadorias impor­tadas perfez um total de 647,5 milhões de dólares correspon­dentes a 31,2 por cento do total das importações. A mercadoria mais importada foi, gasóleo destinado a outros usos com 14,6 por cento do total geral.

    E o valor aduaneiro dos vin­te principais países de origem das mercadorias importadas foi de 1,8 mil milhões de dó­lares, equivalente a 91,1 por cento do total das importa­ções. Portugal foi o principal exportador de mercadorias para Angola com 18,6 por cen­to do total geral.

    Exportações

    O valor aduaneiro das vinte principais mercadorias expor­tadas perfez um total de 1,1 mil milhões de dólares, o que cor­responde a aproximadamente 100 por cento do total das ex­portações. As mercadorias mais exportadas foram, óleos brutos de petróleo ou de minerais be­tuminosos, representando 93,1 por cento do total geral.

    O valor aduaneiro dos vinte principais países de destino das mercadorias exportadas foi; 1,1 mil mi­lhões de dólares, equivalen­te à 99,7 por cento do total das exportações. Os Esta­dos Unidos da América fo­ram o principal importador de mercadoria de Angola com 325,6 milhões de dóla­res, cerca de 28,2 por cento do total geral, seguida pela China e Índia com 263,6 e 189,2 milhões de dólares re­presentando 22,8 e 16,4 por cento, respectivamente.

    Na região Austral da África, a África do Sul foi o principal importador de mercadorias com 103,9 milhões de dóla­res, seguido por Moçambique com 907,9 milhões de dólares, representando 9 e 0,1 por cen­to, respectivamente.

    PEDRO PETERSON (Jornal de Economia & Finanças)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema