Domingo, Maio 5, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    Manifestação: Governo sugere Ponte Vasco da Gama mas CGTP recusa

    Ponte Vasco da Gama (Foto: D.R.)
    Ponte Vasco da Gama (Foto: D.R.)

    O ministro da Administração Interna afirma que a Ponte 25 de Abril não pode ser “utilizada” para a manifestação e sugere como alternativa a Vasco da Gama. CGTP recusa e mantém manifestação na 25 de Abril.

    “Não podendo, pois, ser utilizada a Ponte 25 de Abril, as entidades responsáveis pelas forças de segurança consideram, porém, ser possível a utilização, em alternativa, da Ponte Vasco da Gama, uma vez que esta infraestrutura não coloca, para o fim em vista, os problemas de segurança identificados na Ponte 25 de Abril”, revelou Miguel Macedo em comunicado, explicando que o Ministério da Administração Interna “ouviu sobre a questão as duas entidades com competência legal para pronúncia sobre a matéria – o Conselho de Segurança da Ponte 25 de Abril e a PSP” e que ambas as entidades deram parecer negativo às pretensões da CGTP.

    Já sobre a ponte Vasco da Gama, o ministro garante que a decisão está agora nas mãos da central sindical porque para além das” entidades responsáveis pelas forças de segurança” considerarem “possível a utilização da Ponte Vasco da Gama” também “as Estradas de Portugal, SA e a Lusoponte, não colocam objeção a esta alternativa”.

    CGTP não aceita alternativa

    De acordo com o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, na reunião que se realizou no final desta sexta-feira entre os responsáveis da central sindical e o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, o Governo levantou problemas de segurança a que a marcha se realizasse na Ponte 25 de Abril, e sugeriu a Ponte Vasco da Gama como percurso alternativo.

    No entanto, os responsáveis da CGTP recusam a alternativa e dizem que os problemas levantados pelo Governo são ultrapassáveis.

    “Existem todas as condições para que ela [a Marcha ‘Por Abril, Contra a Exploração e o Empobrecimento’] se realize nesse percurso. (…) Na nossa opinião, não há razões para mudar”, afirmou Arménio Carlos.

    O secretário-geral da CGTP explicou ainda que durante a reunião desta sexta-feira, o Governo apresentou dois pareceres técnicos das forças de segurança que levantavam problemas a que a marcha se fizesse nesse percurso, no entanto a central considera que estes problemas levantados são “ultrapassáveis”, mas não levantou objeções políticas.

    O sindicalista questionou ainda a realização de outros eventos no tabuleiro da Ponte 25 de Abril, e que por isso não entendia os problemas acrescidos para a marcha marcada.

    “Se a Ponte 25 de abril não levanta problemas de maior às meias maratonas, por que razão levanta problemas acrescidos à marcha da CGTP?”, questionou.

    A CGTP e o ministro da Administração Interna voltam a reunir-se na segunda-feira para discutir este tema, com Arménio Carlos a garantir que existe “disponibilidade para o diálogo”, mas que mantém que a marcha se deve realizar no local proposto inicialmente, e diz que a mudança do percurso sugerido pelo Governo significa “uma intromissão no direito legal dos promotores definirem locais, percursos e objetivos, como na prática, consubstanciaria uma evidente tentativa de desvirtuar e condicionar a realização e o impacto da manifestação em Lisboa”.

    A central sindical garante ainda que a PSP já disse que era capaz de garantir a segurança dos participantes nesta marcha durante a travessia da ponte, e sugeriram mesmo que as duas faixas laterais do tabuleiro da ponte não fossem utilizadas para a marcha. (dn.pt)

    Por Artur Cassiano

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente Joe Biden propõe nova embaixadora para Angola

    O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou a sua intenção de nomear Abigail L. Dressel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema