Sábado, Abril 27, 2024
11.9 C
Lisboa
More

    Mais de mil técnicos de saúde iniciam funções em Benguela

    Angop

    Mil e 518 técnicos de saúde apurados no concurso público de 2018, entre os quais 100 médicos, iniciam funções a partir de 01 de Setembro próximo, na província de Benguela, após a recepção, nesta sexta-feira, das respectivas guias de marcha.

    Entre os novos técnicos estão, além de médicos, técnicos médios e superiores de diagnóstico terapêutico, médios e superiores de enfermagem, dentre outros, que deverão ser distribuídos pelos 10 municípios da província de Benguela.

    Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Saúde, António Manuel Cabinda, fez um resumo dos procedimentos que nortearam o concurso de 2018, em que participaram 4.805 candidatos, e solicitou aos apurados espírito de sacrifico e humanismo no atendimento ao público.

    Já a vice-governadora Deolinda Valiangula, que orientou o acto, apontou os aspectos que devem guiar o quotidiano dos novos profissionais de saúde para conseguirem se firmar como bons enfermeiros, médicos e óptimos técnicos de diagnóstico.

    Segundo a governante, os novos quadros da Saúde devem estar preparados para trabalhar sob pressão e stress, ser proactivos com os acontecimento da localidade em que vão actuar, saber lidar com os pacientes, ser flexíveis e ter resiliência no seu quotidiano.

    Entretanto, a médica Eugénia Sapalo, que vai trabalhar no município da Ganda, bastante emocionada, disse estar pronta para colocar o seu saber ao serviço da população ali onde estiver destacada.

    “Depois de algum tempo de espera, é com bastante satisfação e orgulho que recebo essa guia e certamente darei o melhor de mim em prol da saúde da população da Ganda”, referiu.

    Já Adilson Mendes, médico encaminhado para o município do Balombo, disse estar preparado para enfrentar e superar as dificuldades no terreno, numa zona de Benguela que já conhece.

    O ingresso destes técnicos vem responder a uma necessidade urgente de quadros no sector da Saúde, após o anunciado fim dos contratos com os mais de 200 trabalhadores eventuais, a partir de 01 de Janeiro de 2020.

    A província de Benguela tem uma população estimada em 2,6 milhões de habitantes, dos quais cerca de 68 porcento e está concentrada nos municípios do litoral, Benguela, Lobito, Baía Farta e Catumbela. Conta com uma rede de cerca de 200 unidades sanitárias, entre os quais hospitais, centros e postos médicos, dentre outros.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema