Terça-feira, Maio 14, 2024
13.7 C
Lisboa
More

    Mais de 430 mil jovens portugueses não trabalham nem estudam

    (Foto: TSF)
    (Foto: TSF)

    Um estudo pioneiro do Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que o fenómeno atingiu um novo máximo em 2012.

    As estatísticas do emprego conhecidas hoje fazem pela primeira vez um retrato profundo desta realidade a que alguns já chamaram geração “nem nem” ou “ni ni”.

    O estudo feito pelo INE sobre os jovens no mercado de trabalho revela que em 2012 Portugal atingiu um novo recorde de jovens que não trabalham nem estudam: 434 mil com idades entre os 15 e os 34 anos.

    Este fenómeno é mais forte entre o grupo dos chamados jovens adultos, dos 25 aos 34 anos, com uma taxa 18,9%. Para a geração mais nova, dos 15 aos 24 anos, a taxa desce para 14,1%.

    O estudo sublinha que esta população jovem que não trabalha nem estuda é particularmente vulnerável. Como não estuda nem entra no mercado de trabalho, vai acumulando desvantagens como a falta de experiência.

    Dos mais de 430 mil jovens parados, quase 130 mil não são considerados desempregados pelo INE pois não fizeram nada nos tempos mais recentes para encontrar trabalho.

    O Instituto Nacional de Estatistica revela ainda que o aumento deste fenómeno dos jovens que não trabalham nem estudam começou em 2008 e deve-se, sobretudo, ao aumento do desemprego.

    Os jovens com menos escolaridade são os mais afetados, mas o problema cresceu nos últimos anos entre quem tem o ensino secundário ou andou na universidade.

    As regiões do país com mais jovens parados são, de longe, a Madeira e os Açores, com percentagens superiores a 20 por cento.

    No entanto, apesar da elevada taxa de desemprego jovem, a taxa portuguesa de jovens que não trabalham nem estudam é apenas um pouco maior do que a média europeia. (tsf.pt)

    por Nuno Guedes

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    “A Poesia habita-me. Ela mora dentro de mim”.

    As Palavras. Estas belíssimas Palavras foram ditas hoje pela Pianista, Poetisa e Compositora angolana Ana Maria de Mascarenhas. Nasceu...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema