Domingo, Abril 28, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Mais de 200 jovens empreendedores receberam micro-crédito

    Duzentos e 19 jovens empreendedores dos municípios do Lubango, Quipungo, Matala e Humpata, que actuam nas áreas de cabeleireiro, serralharia, corte e costura, mecânica, recauchutagem e electricidade receberam, há dias, o denominado microcrédito “Amigo do sol”, no valor de 360 mil kwanzas, com vista a sustentar os negócios.

    A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, procedeu a entrega dos termos de compromisso durante a realização da Feira do Empreendedor decorrida na cidade do Lubango.

    O director geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangue disse, na ocasião, que os beneficiários vão ter três meses de período de carência e reembolsar o valor durante um ano, com uma taxa bonificada de 1,67 por cento.

    Manuel Mbangue informou que o propósito não é apenas conceder esses apoios, mas sim, dar um conjunto de assistência para permitir que os jovens empreendedores se mantenham no mercado.

    Sublinhou que os jovens que beneficiaram do crédito foram formados pelo Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE) do Lubango, desde 2015.Acrescentou que há um processo de monitoria e acompanhamento, de modo que os empreendedores sejam orientados a nível de negócios.

    Informou que para o sucesso da acção, conta-se com vários parceiros, dentre os quais, docentes universitários na monitoria. Carteiras profissionais

    Numa actividade orientada pela ministra Teresa Dias, mais de 150 profissionais dos municípios do Lubango e Matala receberam cédulas profissionais que os certificam nas áreas em que trabalham.

    O director geral do INEFOP, Manuel Mbangue, esclareceu que os beneficiários são pessoas que exercem a sua actividade já há muitos anos, mesmo sem passar por uma formação clássica e num centro profissional, mas que aprenderam por via da prática reiterada, na rotina diária.

    Através de um processo de avaliação de competências, muitos desses tiveram êxitos e receberam a sua carteira profissional, que é um processo lançado e o Serviço Provincial poderá dar seguimento, quer a entrega de micro-créditos ou de kits profissionais.

    “Para a Huíla, está previsto atendermos cerca de mil empreendedores, daí que todo nosso esforço será feito essencialmente para podermos dar esse seguimento”, garantiu. Feira do empreendedor

    Mais de 32 empreendedores que actuam nas mais diversas áreas participaram, na terça-feira última, na Feira do Empreendedor, decorrido na cidade do Lubango.

    “Juntamo-nos aos empreendedores formados desde 2015 no CLESE da Huíla e muitos deles estão regimentados no mercado e têm a sua actividade a decorrer com êxito. Aproveitamos a ocasião para apresentar o que eles fazem e dar a conhecer à sociedade que efectivamente, é possível quando as pessoas acreditam, empreendem e desenvolvem esforço e alcançam sucesso”, assegurou Manuel Mbangue.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema