Domingo, Abril 28, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Maior parte dos municípios tem condições para autarquias

    O vice-presidente da 4ª Comissão da Assembleia Nacional (AN) para Administração do Estado e Poder Local, Paulo de Carvalho afirmou hoje, segunda-feira, no Lubango, que há condições, na maior parte dos municípios, para implementar as autarquias.

    A Comissão visitou municípios do Bengo, Cunene e Luanda, estando agora na Huíla e Uíge, com a missão de fazer visitas em quatro municípios a cada província.

    O também chefe da delegação parlamentar que está na Huíla desde sexta-feira, 02, afirmou, no final de uma reunião com o Governo provincial, que para haver eleições autárquicas não tem que, necessariamente, a ver com condições locais, mas com a forma como a Assembleia Nacional vai decidir de como serão implementadas, de forma gradual ou em simultâneo.

    “Isso ainda não está decidido, ao seu tempo será tomada a decisão, mas a expectativa, enquanto cidadão é que haja eleições autárquicas e considero que quanto mais cedo estiverem reunidas as condições, melhor”, disse.

    Declarou que “Casa das Leis” está à espera que se dê entrada das propostas de Lei das Autarquias e a 4ª Comissão vai ocupar-se da referida matéria, em conjunto com a 1ª, mas só depois de os argumentos darem entrada é que se poderão pronunciar.

    A nível do OGE, Paulo de Carvalho referiu ser uma dificuldade a falta de informação sobre o que os municípios e as províncias precisam, pelo que há necessidade de maior interacção com o Ministério da Administração do Território (MAT), bem como a constatação, a fim de resolverem os problemas e até deixar algumas pistas para soluções.

    “Para representar condignamente o cidadão precisamos manter contacto e isso não significa manter relações de trabalho com as autoridades, mas com o cidadão, sobretudo. Já visitamos a cadeia do Lubango e queremos visitar o mercado, falar com moto-taxistas, taxistas e outros cidadãos para aferir das suas dificuldades e aquilo que esperam do Governo”, manifestou.

    Sobre as preocupações apresentadas, o parlamentar ressaltou que não tinham conhecimento de que a Huíla está tão mal no que ao fornecimento de água e electricidade diz respeito, mas vão levar todas preocupações e procurar soluções.

    Por sua vez, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, frisou que uma das principais preocupações é o sector social, por ser aquele que alavanca qualquer desenvolvimento.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema