Segunda-feira, Junho 17, 2024
21.5 C
Lisboa
More

    Lunda Norte: Governador Ernesto Muangala ausculta responsáveis da educação

    O governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Muangala, auscultou as inquietações do sector da educação, como forma de se traçarem estratégias para a melhoria do processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

    Dirigindo-se aos responsáveis provinciais, municipais e de escolas, Ernesto Muangala fez saber que a iniciativa serviu, essencialmente, para se inteirar das dificuldades que afectam os agentes da educação, de forma a encontrar-se, o mais depressa possível, soluções e perspectivar as acções, com destaque para a formação do quadro pessoal em várias áreas.

    Em declarações à imprensa, o director da escola Luachimo, d município de Tchitato, Octávio Muatxiânvua, reafirmou a necessidade da reabilitação e vedação das infra-estruturas, bem como o reforço de segurança e a colocação de quebra-molas nas estradas, sobretudo, ao longo das escolas do ex-recinto dos Cavalos e do Bairro-Norte (Dundo).

    Por seu turno, Venâncio Chinguinheca solicitou a reabilitação das vias de acesso e vários outros serviços sociais, como a energia nos estabelecimentos de ensino nas zonas rurais e suburbanas, além da aquisição de material didáctico tendo em conta o próximo ano lectivo.

    O director Justo Muyuleno reafirmou a necessidade de maior atenção das entidades competentes, no sentido de se adequar as políticas no que se respeita as nomeações para cargos de sub-directores e outros agentes, a remuneração e promoção de categoria aos professores.

    Ressaltou ainda que a descentralização de concursos para a função pública nos municípios iria permitir a manutenção dos quadros nas zonas de jurisdição.

    A inquietação foi compartilhada por Gika Barroso, que mostrou-se satisfeito pela iniciativa, afirmando que encontros do género devem ser realizados periodicamente, de forma a permitir a resolução dos problemas prementes na província.

    De acordo com Victor Manuel Xambuege, gestor da escola do Luenda (Lucapa), a construção de residências e a implementação de outras políticas, como transporte, defendendo ainda a inscrição dos funcionários na segurança social.

    O responsável no município de Cambulo, Donassie Wanga, apelou ao Governo para a construção de novos empreendimentos, com vista a garantir o melhor rácio por turma, uma vez que se regista, cada vez mais, o aumento das crianças no sistema normal de ensino, incluindo a inserção de novos professores. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema