Domingo, Abril 28, 2024
16.5 C
Lisboa
More

    Lucros do Standard Bank Angola (SBA) sobem 94 por cento no primeiro semestre

    Aposta na melhoria dos serviços aos clientes e na gestão dos recursos financeiros impulsionaram o crescimento da instituição financeira no mercado nacional durante o exercício de 2013. (Foto: D.R.)
    Aposta na melhoria dos serviços aos clientes e na gestão dos recursos financeiros impulsionaram o crescimento da instituição financeira no mercado nacional durante o exercício de 2013.
    (Foto: D.R.)

    O maior crescimento nos agregados da instituição verificou-se nos depósitos em moeda nacional em consequência das várias alterações que foram introduzidas no mercado cambial e monetário.

    Angola (SBA) anunciou, recentemente, um crescimento de 94 por cento nas receitas das operações financeiras nacionais durante o primeiro semestre deste ano, em comparação com o período homólogo de 2013.

    De acordo com uma nota enviada à Lusa, o Standard Bank fechou o primeiro semestre com receitas totais de 5,9 mil milhões de kwanzas.

    Registou ainda, no mesmo período, um resultado líquido de 820 milhões de kwanzas, o que representa, neste campo, uma subida superior a 200 por cento, comparativamente a 2013.

    Em termos de crédito concedido a clientes, o banco revela uma subida de 176 por cento, entre Janeiro e Junho, “sendo que a base de clientes do Standard Bank em Angola (SBA) continua em franco crescimento”.

    “No total de activos, o Standard Bank Angola afirma ter atingido a marca dos 163,940 milhões de kwanzas, o que repre- senta um aumento de 82 por cento, enquanto os depósitos de clientes cresceram 113”, lê-se no documento.

    Em 2013, o Standard Bank Angola figurou no 11o lugar do ranking da banca nacional (entre cerca de 25 instituições

    bancárias com operações no mercado local) e foi, segundo a mesma avaliação, “o que mais cresceu a nível dos activos e da receita total”.

    Este primeiro semestre, de acordo com o documento, ficou ainda marcado “por um cresci- mento de 13 por cento no número de quadros afectos à operação do Standard Bank Angola”, tendo os custos totais sido reduzi- dos e a estrutura operacional “registado uma estabilização assinalável”, informa ainda a instituição.

    Balanço

    Em 2013, o balanço do banco apresenta um total de 148.492 milhões de kwanzas de activos líquidos, evidenciando um cres- cimento de 140 por cento face ao ano anterior.

    Este crescimento foi sustentado pelo crescimento dos depó- sitos de clientes que atingiram os 134.737 milhões de kwanzas (crescimento de 159 por cento), demonstrando a confiança dos clientes no SBA.

    O crescimento dos depósitos verificou-se sobretudo em moeda nacional, em consequência das alterações legislativas verificadas no mercado cambial nacional, mas os depósitos de moeda estrangeira também evidenciaram um aumento significativo, pelo facto de o Standard Bank de Angola ser visto como o banco preferencial para muitas empresas multinacionais do sector do petróleo e do gás natural.

    Focado na estratégia de apoiar a economia nacional, o SBA tem assinado diversos protocolos institucionais, com o objectivo de apoiar o Executivo na estruturação de operações de grande dimensão ou na concessão de crédito ao Estado, a pequenas, médias e grandes empresas ou multinacionais em actividade local. Como resultado disso, cresceu a carteira de crédito concedido, que atingiu em 2013 os 34.677 milhões de kwanzas, enquanto os resul- tados de prestações de serviços financeiros aumentaram 67 por cento.

    Crescimento

    O Standard Bank Angola (SBA) assistiu ao ritmo elevado de crescimento iniciado em 2012, tendo chegado aos 16 mil clientes.

    Em 2013, a rede de agências cresceu para um total de 26, 9 das quais localizadas fora de Luanda, estando distribuí- das ao longo do país, contando ainda com um centro de empresas e cinco postos de atendi- mento. A expansão da oferta de produtos prosseguiu com a criação e o desenvolvimento de um leque de produtos tais como cartão de crédito, leasing (VAF), depósitos a prazo, trade finance e bancassurance. Adicionalmente, assistiu-se à expansão dos canais tradicionais, tais como rede de agências e ATM, terminais de pagamento automático, internet banking e call center.

    Com sede na África do Sul, o Standard Bank é considerado um dos maiores grupos bancários do continente africano. (jornaldeeconomia.ao)

     

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema