Quarta-feira, Maio 1, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Libolo respira optimismo

    A equipa do Recreativo do Libolo defronta hoje, às 15h00, no estádio de Calulo, a formação do Sunshine Stars da Nigéria, em jogo da primeira mão dos 16/avos de final de acesso à fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos. Os libolenses pretendem aproveitar o factor casa para ganhar vantagem nesta eliminatória e depois rumarem para a Nigéria com o objectivo de garantir a passagem à outra fase. Os pupilos de Zeca Amaral estão moralizados e com o apoio do público esperam conseguir o seu objectivo.

    A formação da vila de Calulo não pode contar com o lateral esquerdo Valdir, que se encontra lesionado e constitui a única baixa na turma de Zeca Amaral. A confiança e o optimismo são totais no seio dos libolenses, apesar de anteverem grandes dificuldades diante de um adversário que merece respeito. Os dados sobre o adversário em posse da equipa técnica mostram que os nigerianos possuem um conjunto muito forte no aspecto táctico, que aposta, sobretudo, no jogo colectivo, daí a necessidade de Rasca e companhia estarem em dia “sim” para ultrapassar este adversário, cujos jogadores apresentam uma boa compleição física.

    O historial entre formações angolanas e nigerianas dão vantagem aos visitantes, mas os libolenses estão apostados em mudar este quadro no desafio de hoje. Marcar o maior número de golos possíveis e não sofrer nenhum é a máxima defendida pelos pupilos de Zeca Amaral. O estádio de Calulo deve ser pequeno para albergar a multidão que se vai fazer presente para empurrar a equipa para a vitória, como já tem sido hábito por estas paragens. As cores laranja e azul vão por certo dominar o ambiente que se pode tornar num “inferno” para os visitantes.

    Zeca Amaral vai utilizar um sistema táctico que lhe permita criar vantagem numérica sobre o adversário sempre que estiver em missão ofensiva, onde o 4X5X1 pode ser a primeira opção, e como alternativa o 4X4X2. O público está confiante num triunfo da sua equipa e garante que hoje vai estar presente para fazer o seu papel. O seu optimismo é justificado pelos bons resultados que o Recreativo do Libolo por norma faz em casa nas competições africanas.

    AVANÇADO
    Rasca está confiante

    O avançado do Recreativo do Libolo Rasca disse ontem antever muitas dificuldades no desafio de hoje diante do Sunshine Stars da Nigéria, mas assegurou que o único objectivo da sua formação é vencer.  Em declarações à Angop no final do treino, sublinhou que o grupo está unido. “Temos estado a projectar este jogo com muita calma, tendo em conta que é um jogo a eliminar”, disse.  Garantiu que a equipa está motivada e determinada a conseguir um bom resultado e pediu para que os adeptos acorram ao estádio Patrício Lumumba para apoiar o Libolo.

    Na eliminatória anterior, o Libolo afastou o Orlando Pirates da África do Sul, por 4-2 no cômputo geral. Primeiro ganhou (3-0) em Port Elizabeth e depois empatou (1-1) em Luanda. Nesse jogo, o autor do tento foi Rasca que, aos 33 minutos, aproveitou e finalizou de cabeça um cruzamento de Adawa. De resto, Zeca Amaral e os seus rapazes observaram na quinta-feira, na sede do clube, vídeos do Sunshine Stars, avaliando a sua organização defensiva e ofensiva, transições, bolas paradas e características individuais de cada jogador, elementos fundamentais para preparar a semana de trabalho. O técnico Zeca Amaral pediu aos seus pupilos que, no bom sentido, sejam bastante agressivos, com ou sem a posse de bola, ter acções defensivas sem falhas e um meio campo eficaz a servir o ataque.

    HISTÓRICO
    Angolanos nunca afastaram nigerianos

    As equipas angolanas nunca eliminariam as nigerianas nos oitavos de final da Liga dos Clubes Campeões, competição fundada em 1997, sendo o 1º de Agosto um dos fundadores. Em 1998, o Petro de Luanda  foi afastado da fase de grupos pelo Eagle Cement, perdendo por 3-0, ao cabo das duas mãos. No primeiro jogo na Cidadela, em Luanda, os tricolores consentiram uma derrota por 0-1, e na Nigéria o Eagle Cement garantiu a qualificação para a segunda edição da Liga dos Clubes Campeões, ganhando por 2-0. Só em 2001 é que a equipa do Eixo Viário conseguiu o sonho de disputar esta prova, tendo brilhado. Chegou às meias-finais e caiu aos pés do Sundowns da Africa do Sul.

    Nesse mesmo ano, o 1º de Agosto foi eliminado pelo Lobi Star, tendo perdido por 2-1, no cômputo geral. O Petro de Luanda voltou a ser “vítima” de uma equipa nigeriana, desta vez o Enyimba. Os nigerianos ganharam no somatório dos dois jogos, por 3-2. Em três confrontos para os oitavos-de-final da Liga dos Clubes Campeões Africanos, as equipas angolanas sempre perderam. Em 15 anos de existência, Angola só esteve representado por três vezes nessa competição com o 1º de Agosto, em 97, Petro de Luanda em 2001 e Atlético Sporting Aviação em 2003, cuja prestação foi a menos conseguida dos três representantes. Há nove anos que os campeões angolanos não conseguem qualificação para os quartos- de-final, ou fase de grupos.
    Teixeira Cândido

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portugal: “Reparação às ex-colónias está a ser feita”

    O Presidente português disse que a reparação às ex-colónias está a ser feita através da cooperação portuguesa com as...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema