Terça-feira, Maio 14, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Kiezos: 55 anos ao serviço da música

    Luanda – O agrupamento Os Kiezos, um dos mais emblemáticos da música popular e urbana angolana, assinalou, nesta quarta-feira, 55 anos.

    A história do conjunto começou no bairro Marçal, mais precisamente na zona do Kapolo Boxi, nos anos 60, quando Domingos António Miguel da Silva “Kituxe” reuniu um grupo de quatro jovens com propensão natural para a música e criou um grupo anónimo.

    Este grupo, que animava as noites do Bairro Marçal, extraía, no início dos anos 60, sons de instrumentos artesanais, até à altiraem que cresceu e tomou forma.

    Em 1963, Kituxe convida Tininho e, logo depois, Aristófanes Rosa Coelho, Adolfo Coelho (dikanza e voz), jovem que assistia, com frequência, aos ensaios do referido grupo.

    Na sequência, Adolfo Coelho solicitou os préstimos de Anselmo de Sousa Arcanjo, Marito, uma figura que marca, de forma definitiva, a história do conjunto Os Kiezos.

    A designação Kiezos surgiu em 1965, no ambiente de uma festa na B3, rua luandense do Bairro Nelito Soares, convívio para o qual os músicos que iriam formar mais tarde Os Kiezos não tinham sido convidados.

    Reza a história que os “intrusos” animaram de tal forma a festa, que se levantou a poeira do quintal, em consequência da frenética animação.

    “Iezo” é uma palavra em língua kimbundu, que, traduzida para português, é sinónimo de vassoura. Kiezos, nome que perdura até hoje, é plural de “iezo”, ou seja, vassouras.

    De 1964 a 1965, situa-se a data provável da primeira formação do grupo, entendido como constituição musical com alguma seriedade criativa e solidez artística.

    Os Kiezos apresentaram-se no seu primeiro grande espectáculo em 1969, no Ngola Cine, e, em 1970, gravam o primeiro disco, na Voz de Angola, actual Rádio Nacional de Angola.

    Nesta altura entram para o grupo o percussionista e vocal Juventino Anselmo de Sousa Arcanjo, Vate Costa e Fausto Lemos, o último notabilizou-se como um dos vocalistas principais do grupo, pela interpretação e composição do tema “Mbaku Kavalé”.

    Nos anos 80, com Tony do Fumo, o conjunto ganha notoriedade com as canções “Nguami Ku Soba”, “Kiezu jabu”, “Monami Messene” e outras.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema