Segunda-feira, Junho 17, 2024
21.3 C
Lisboa
More

    Justiça moçambicana nega recurso a antigo ministro dos Transportes em caso de corrupção

    DN|Lusa

    O Semanário Savana escreve hoje que o antigo ministro dos Transportes e Comunicações Paulo Zucula, o antigo presidente das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) José Viegas, e o antigo diretor-executivo da General Electrics em Moçambique Mateus Zimba deverão ser julgados depois de lhe terem sido negados recursos do despacho de pronúncia no âmbito do referido caso.

    O Ministério Público moçambicano acusa os três de associação para delinquir, participação económica em negócio, branqueamento de capitais e abuso de confiança.

    “Na verdade, mostram os autos que desde a instrução preparatória até à instrução contraditória, bastante matéria foi reunida para permitir um julgamento sem penumbras, em que, em debate profundo de todos os intervenientes processuais, com a mediação do juiz da causa, poder-se-á confirmar ou não confirmar”, lê-se no acórdão do Tribunal Superior de Relação, divulgado hoje pelo Savana.

    Os três arguidos chegaram a ficar detidos em 2017, mas saíram em liberdade mediante pagamento de caução.

    A justiça moçambicana acusa os três de terem recebido subornos no valor de 800 mil dólares (717.9 mil euros) na compra de duas aeronaves pela Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) à brasileira Embraer.

    A acusação baseia-se em investigações levadas a cabo pela justiça norte-americana às atividades da fabricante brasileira.

    Em março deste ano, o antigo ministro dos Transportes e Comunicações foi condenado a 14 meses de prisão por ter autorizado o pagamento de salários indevidos a gestores do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM), o regulador do setor.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Forças russas resgatam funcionários de um centro de detenção e matam os sequestradores

    As forças de segurança entraram um centro de detenção no sul da Rússia no domingo, matando os reclusos que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema