Sábado, Abril 27, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Jovem acorda durante cirurgia de remoção de tumor no cérebro para cantar

    Kira Iaconetti foi operada ao cérebro para remover um tumor que lhe provocava ataques de epilepsia sempre que cantava ou ouvia música. O neurocirurgião do Seattle Children’s Hospital decidiu acordar a jovem de 19 anos durante a cirurgia, pedindo-lhe que cantasse, garantindo que a operação não ia afetar as capacidades musicais.
    Desde pequena que Kira participava em musicais, mas em 2014 tudo mudou. “Parecia que uma luz se desligava no meu cérebro. Não processava as palavras ao ritmo da música e não conseguia cantar”, conta.

    Uma ressonância magnética revelou que a jovem norte-americana tinha um tumor que lhe pressionava o córtex auditivo, acabando por lhe provocar convulsões.

    Para que a intervenção de remoção do tumor não afetasse as funções cognitivas de Kira, Jason Hauptman, neurocirurgião do Seattle Children’s Hospital, optou por fazer uma craniotonomia com a jovem consciente.

    Durante a cirurgia, Kira foi acordada para que, durante uns instantes, cantasse notas específicas. Ao mesmo tempo, num ecrã com uma mapa do cérebro da jovem, eram iluminadas as áreas fundamentais à sua capacidade musical.

    Assim, o neurocirurgião conseguiu evitar tocar nas áreas do cérebro das quais Kira necessitava para cantar. O tumor foi removido sem que a capacidade cognitiva da jovem fosse afetada.

    De acordo com o hospital, dois dias depois a jovem já tocava e cantava sem sentir efeitos secundários.

    No site, o Seattle Children’s Hospital divulgou um vídeo que mostra o momento em que Kira cantou a meio da intervenção, bem como a história da jovem que sonha ser atriz de musicais. (SIC Notícias)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema