Terça-feira, Maio 14, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Japão: Mudança drástica na política de Defesa

    O Japão está a proceder a uma mudança drástica na estratégia de defesa de Shinzo Abe para responder às ameaças da China e da Coreia do Norte.

    A operação é de tal envergadura que se pretende reformar a Constituição pacifista nipónica, aprovada depois da II Guerra Mundial para redefinir as chamadas Forças de Autodefesa do Japão.
    Durante os próximos cinco anos, o orçamento da Defesa, entre 2014 e 2019, vai aumentar 5% até alcançar o equivalente a 174 mil milhões de euros.
    A lista de compras é grande: cinco anfíbios, cinco submarinos, três drones de vigilância, 17 aviões de descolagem vertical, 28 caças furtivos F35 e dois destroyers equipados com sistema antimísseis Aegis.

    O debate está aberto e o primeiro-ministro, o conservador Shinzo Abe, fala de pacifismo positivo e proativo como estratégia, de uma política de segurança mais transparente para os japoneses e mesmo em relação aos seus vizinhos.

    “Através da cooperação internacional e da nossa política proativa de paz, prosseguiremos os esforços para contribuir melhor para a paz global”, justificou o primeiro-ministro japonês.

    Entre o material militar, que Tóquio vai adquirir, há 17 aeronaves de descolagem vertical Osprey MV-22, destinadas à defesa das posições marítimas nipónicas mais longínquas.

    O Japão considera que os perigos tanto vêm do norte, como no tempo da guerra fria, com a extinta União Soviética, como da China e da Coreia do Norte nuclearizadas.

    Não é surpreendente, já que em março, Pequim aumentou o orçamento da Defesa em 86 mil milhões de euros, muito mais do que o que Tóquio tinha aprovado.

    Há um ano que as relações sino-nipónicas se degradaram por causa da reivindicação de ambos os países do arquipélago das ilhas Senkaku — Diaoy, em chinês. No dia 22 de novembro, Pequim colocou mais uma acha na fogueira ao declarar uma zona aérea de identificação no mar da China Oriental que inclui o território da discórdia. (euronews.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema