Sábado, Abril 27, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Itália afunda-se na recessão

    A economia italiana afundou-se um pouco mais na recessão no segundo trimestre, complicando a missão do primeiro-ministro Mario Monti. A contração do PIB mantém-se há quatro trimestres e em termos anuais é já de 2,5%.

    A subida do desemprego e a queda do consumo para níveis históricos fizeram a economia recuar 0,7% entre abril e junho, segundo os dados preliminares do Instituto italiano de Estatística.

    Os números superam as previsões dos economistas, depois da produção industrial do país ter caído 1,8% no mesmo período. Recua também a confiança. Algumas empresas, a começar pela Fiat, anunciaram já a suspensão de investimentos e ponderam o fecho temporário de fábricas devido à fraca procura.

    A recessão ameaça assim as receitas do governo, que quer reduzir o défice de 3,9%, em 2011, para 1,7%, este ano, e evitar um pedido de ajuda internacional.

    Para atingir esse objetivo, o executivo de Mario Monti conseguiu fazer aprovar, pelas duas câmaras do parlamento, cortes adicionais da despesa pública de 4,5 mil milhões de euros este ano. O governo já tinha feito passar reduções da despesa na ordem dos 10,5 mil milhões de euros, em dezembro. Desta vez, está em causa, por exemplo, o aumento do IVA em dois por cento.

    Fonte: EURONEWS

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hamas promete responder à proposta de Israel para um novo acordo

    O grupo radical palestiniano Hamas disse ter recebido neste sábado, 27, a resposta oficial de Israel à sua mais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema