Quarta-feira, Maio 15, 2024
17.9 C
Lisboa
More

    Irão levanta bloqueio a serviço de mensagens instantâneas

    A popular aplicação pode de novo ser usada nos telefones móveis sem necessidade de recorrer a redes privadas virtuais (VPN) ou a outras ferramentas para contornar o filtro do Governo, constatou a agência de notícias espanhola Efe.

    A agência oficial do Irão, IRNA, também informou que as autoridades eliminaram na noite de sábado para hoje as restrições impostas ao serviço de mensagens.

    A rede social conta com mais de 40 milhões de adeptos no Irão e foi uma das utilizadas para convocar os protestos que acontecerem no final de dezembro contra a alta de preços e a corrupção e que acabaram a contestar o próprio sistema da República Islâmica.

    As manifestações degeneraram em distúrbios, tendo na altura morrido cerca de duas dezenas de pessoas e mais mil foram detidas.

    O vice-ministro iraniano da Administração Interna Esmail Yabarzade disse a 31 de dezembro que o bloqueio da rede era temporário e que era uma medida normal numa situação de crise.

    “Quando há algum conflito é natural o uso de algumas ferramentas para controlar as concentrações ilegais”, justificou na altura.

    Outra rede social muito popular no Irão e usada para mobilizar a população, o Instagram, também foi bloqueada temporariamente pelo Governo na altura dos protestos, que se prolongaram por seis dias. (Tecnologia ao Minuto)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema