Terça-feira, Abril 30, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Irão e Bangladesh projectam intensificação da cooperação com Angola

    0,aeb52948-58a8-47b4-a111-1f5384795f55 As repúblicas do Irão e do Bangladesh pretendem intensificar a cooperação com Angola, fundamentalmente no sector económico e trocas comerciais.

    Este desejo foi manifestado hoje, quarta-feira, em Luanda, pelos diplomatas dos dois países, após a entrega das cartas figuradas ao ministro da Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, primeiro passo para a acreditação e início das suas funções no país, com estatuto de não residentes.

    Em declarações à imprensa, após o acto, o embaixador do Irão, Mohamed Faraji, afirmou que o seu país vai privilegiar a cooperação no sector petrolífero, principalmente a concertação de posições na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), de que os dois estados são membros.

    Disse que o seu país pretende igualmente cooperar nos sectores da educação, saúde, tecnológico e construção, visando a transmissão da vasta experiência que possui nestas vertentes.

    Realçou que o Irão tem muitos planos para Angola, avançando, por isso, a ideia da constituição de uma comissão mista para agilizar este processo cooperativo.

    Por seu turno, o embaixador do Bangladesh, Touhid Hossain, deu a conhecer que o seu estado pretende exportar tecido para Angola, uma matéria-prima aquela nação comercializada em todo o mundo.

    Informou que aquele país asiático tenciona também ajudar Angola no fabrico de embarcações, dada a experiência que possui neste domínio.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema