Segunda-feira, Maio 13, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Independência da justiça em Moçambique em causa

    O Tribunal Supremo (TS) de Moçambique diz que a dependência dos tribunais ao poder executivo coloca em causa a sua independência e condiciona a realização das suas actividades, incluindo a admissão e promoção de magistrados.

    O Centro de Integridade Pública (CIP) defende que a independência dos tribunais é beliscada pela sua “adulação” a outros poderes do Estado.

    A Constituição da República consagra, formalmente, a independência do poder judicial, mas alguns juristas dizem que, na prática isso não se verifica por haver interferências do poder executivo.

    CIP, realça que outro aspecto tem a ver com a total falta de independência financeira do TS, o que pode condicionar bastante a sua actuação.

    A juíza conselheira do TS, Osvalda Joana, afirma que sem independência financeira, os tribunais ficam condicionados pelo Executivo.

    Ela destacou que o orçamento canalizado aos tribunais, incluindo o TS, continua inserido no orçamento do Ministério da Justiça.

    “Durante a execução dos orçamentos atribuidos aos tribunais, o Executivo é quem decide sobre o desembolso ou não de fundos para fazer face às despesas do seu funcionamento”, lamentou Osvalda Joana.

    A juíza crescentou que quem decide sobre o que é ou não prioritário na alocação de fundos é o Executivo, sublinhando que “neste momento, nós não podemos proceder à promoção nem à admissão de magistrados; estamos condicionados pelo Executivo”.

    Por seu lado, o ministro moçambicano da Justiça, Isac Chande, reconhece o facto, e esclarece que “nós estamos com uma cifra de 1,3 juíz para cada 100 mil habitantes, e hoje, em média, os nossos juízes têm entre 800 e 900 processos”.

    “Diga-se, em abono da verdade, que o que nós fazemos é pouco para satisfazer aquilo que é a expectativa do cidadão”, reconheceu o governante. (Afp)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema