Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    INAMET apresenta quinta-feira em Luanda nova previsão sazonal

    Luanda – O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) vai apresentar, quinta-feira (20), na capital do país, a nova previsão sazonal para os próximos seis meses, confirmou hoje à Angop, em Luanda, o director técnico da instituição, Francisco Osvaldo Sebastião Neto.

     Segundo o responsável, os referidos dados climáticos, referentes ao último trimestre de 2012 e o primeiro de 2013, serão apresentados pelo mestre Mfinda Pedro, especialista do INAMET que representou Angola na reunião de meteorologistas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), órgão que define tal previsão para a zona.
    Entretanto, disse o director técnico, tais dados serão actualizados em Janeiro, altura em que habitualmente o instituto renova os dados da previsão sazonal em função da realidade do tempo no momento nesta região austral do continente.
    Além do mestre Mfinda Pedro, o meteorologista Francisco Osvaldo vai apresentar algumas informações sobre o clima na previsão sazonal anterior.
    A actividade, a decorrer na sede do INAMET, no bairro do Morro Bento, zona sul de Luanda, será realizada no âmbito do cumprimento do calendário de eventos científicos do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.
    Luanda – O último trimestre de 2012 será mais chuvoso que o normal em todas as regiões do país, com precipitações na ordem dos 70 a 80 porcento, revelou hoje, em Luanda, o mestre Nfinda Pedro, quando fazia a apresentação da previsão sazonal para os próximos seis meses.
     ÚLTIMO TRIMESTRE 2012 MAIS CHUVOSO
    Segundo a evolução provável da situação meteorológica apresentada, haverá igualmente a tendência de ocorrer chuvas normais com maior probabilidade de serem  a baixo damédia, “o que leva a termos algumas cautelas e naturalmente, maior atenção a este período por ser quase como a despedida da época”, alerta o meteorologista.
    Nesta base, como se faz habitualmente, os dados da previsão serão actualizados a partir do final do mês de Janeiro, altura em que será possível determinar se ocorrerá seca ou não, estiagem curta ou prolongada, dando-se um diagnóstico mais preciso e conciso.
    A referida previsão é um produto que se disponibiliza aos diferentes utilizadores e a sociedade em geral, para alertar e auxiliar determinados organismos, ministérios, as forças armadas, os órgãos policiais no sentido de serem alertados para a tomada de decisões perante cheias, secas e outras calamidades naturais.
    A previsão climática sazonal consiste em prever a média dos parâmetros meteorológicos (precipitação ou temperatura) para os próximos meses na escala de cada zona, sendo probabilística e não determinística, em termos dos dados disponibilizados.
    Fonte: ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema