Domingo, Abril 28, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    INAC regista mais de dois mil casos de violência contra crianças

    O Instituto Nacional da Criança (INAC) registou, no período de Janeiro a Agosto deste ano, mais de dois mil casos de violência contra a criança em todo o país.

    Segundo dados a que a Angop teve acesso, nesta terça-feira, na lista constam 57 casos de abuso sexual contra menores.

    Entre Junho a Agosto, a Linha de Recepção de Denúncia de Violência contra a Criança (SOS – Criança), que atende pelo terminal telefónico 15015, recepcionou 42.067 denúncias de casos de violência contra a criança.

    Destes, 575 foram denúncias de abuso sexual à menores, que já foram remetidas às autoridades dos municípios onde residem.

    A propósito destes números, a secretária de Estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, que falava na abertura de uma acção de formação de activistas dos direitos da criança, dirigida a mais de 60 mulheres intercessoras, lamentou o facto de crianças de tenra idade estarem mais expostas ao risco de violência física, negligência e abuso sexual que, na sua maioria, são praticados por pessoas próximas e no seio familiar.

    Conforme Elsa Barber, para se inverter o actual quadro, o Executivo conta com o apoio de todas as forças vivas, sobretudo das igrejas por serem a reserva moral da sociedade.

    Em relação a acção de formação de activistas dos direitos da criança, deu a Associação das Mulheres Intercessoras de Angola ferramenta indispensáveis para melhor exercerem a missão de protecção das crianças.

    Elsa Barber avançou que esta formação tornará as formandas em parceiras estratégicas do Governo e activistas dos Direitos da Criança, sobretudo nas comunidades, igrejas e locais de trabalho.

    “Estamos a contar convosco, sensibilizem as famílias, idem aos mercados, batam as portas de todos, denunciem a violência contra a criança”, reforçou a responsável.

    Em resposta, a presidente da Associação de Mulheres Intercessoras, Filipa Tadeu, disse que estão disponíveis para colaborar com o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), nesta e noutras ocasiões.

    A pastora, que considera a criança como prioridade absoluta do Estado angolano, o nível de violência contra à criança é preocupante e enquanto parceiros do governo juntam-se nesta árdua e desafiante tarefa.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Haddad diz que é extremamente complexo conviver com presidente do BC que você não escolheu

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo que seria uma enorme surpresa...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema