Terça-feira, Maio 14, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    Huambo. Escola Professor do Futuro gradua 79 docentes

    (Angop)
    (Angop)

    Huambo- A Escola de Professor do Futuro (EPF) no Huambo graduou hoje, terça-feira, 79 novos professores que frequentaram o curso de psico-pedagógica durante três anos, em cerimónia presenciada pelo vice-governador para o sector económico, Francisco Fato.

    Na sua intervenção no acto de graduação, decorrido nas  instalações da EPF,  o director da instituição, Dog Rune Hauglund, disse que o lançamento dos novos finalistas para o mercado de trabalho constitui um dos grandes desafios da instituição no quadro dos seus objectivos virados para a formação do homem.

    Referiu que os graduados tiveram uma formação equivalente a três anos, incluindo o estágio curricular, onde mantiveram o contacto directo com a realidade, alfabetizando nas escolas primárias das comunidades em diversos pontos da província.

    Ao governo, Dog Rune Hauglund pediu a inserção dos novos professores no mercado de emprego, para o seu auto sustento, sobretudo, para participarem no processo de desenvolvimento em curso no país.

    Assegurou que os novos docentes ao longo da formação “foram bem capacitados” com o objectivo de lecionarem no ensino primário, com realce para as escolas das comunidades rurais.

    Enalteceu ainda o envolvimento do governo província, através da direção de educação, na concretização das actividades da escola que dirige.

    Numa mensagem lida pelo finalista Ezequiel Jebetete, os graduados prometeram contribuir com o seu saber na melhoria do sistema de ensino e aprendizagem, com realce para a erradicação do analfabetismo nas comunidades.

    A Escola de Professores do Futuro criada em 1995, no âmbito do projecto Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo, já formou até ao momento seis mil e 632 professores do ensino primário.

    Implantada na província do Huambo nos municípios sede e Londuimbali, o seu funcionamento é assegurado por 20 professores.

    Com 20 salas de aulas, frequentaram as aula no ano lectivo transacto 300 alunos, sendo 250 no Huambo e 60 no Londuimbali, em diversos níveis. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema