Domingo, Abril 28, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Histórico das Relações Bilaterais Angola-Rússia

    O Presidente da República, João Lourenço, parte esta segunda-feira para Moscovo, para uma visita de Estado à Federação Russa, tornando-se no terceiro estadista angolano a deslocar-se àquele país, que, depois da Perestroika, herdou todos activos e passivos da ex-União das Repúblicas Socialista Soviéticas (URSS).

    Depois de Agostinho Neto, que efectuou uma visita “privada e de amizade”, em Setembro de 1977, José Eduardo dos Santos, em 1979 e 2006, agora João Lourenço vai à Rússia para aprofundar as relações bilaterais, tendo como finalidade o desenvolvimento de Angola.

    Angola e a Rússia têm relações privilegiadas desde 8 de Outubro de 1976, data em que foi assinado, em Moscovo, na altura capital da antiga URSS, o Tratado de Amizade e Cooperação.

    Angola, com a proclamação da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975, guiou-se pelos ideais do socialismo, até à adopção do multi-partidarismo, em 1991.

    A 16 de Novembro de 2004, os dois países rubricam, em Luanda, um acordo para o relançamento da cooperação nos domínios económico, técnico-científico e, no dia seguinte, criaram a comissão intergovernamental de cooperação económica, técnico-científica e comercial.

    Actualmente, a cooperação é mais significativa nos sectores da energia, geologia e minas, ensino superior, formação de quadros, defesa e segurança, telecomunicações e tecnologias de informação, pescas, transportes, finanças e banca.

    As autoridades angolanas estimam que vivam actualmente em Angola mil russos, enquanto mil 500 angolanos residam na Rússia.

    A Rússia faz parte de um grupo de 61 países abrangidos pelos procedimentos de simplificação de actos administrativos para a concessão de vistos de turismo.

    Cooperação militar

    A defesa continua a ser a área de cooperação russo-angolana mais sólida. Até aos dias de hoje, a Rússia (juntamente com Cuba) é o parceiro mais estratégico de Angola nesta área, devido ao seu papel histórico na guerra colonial e pós-independência.

    O Governo angolano privilegia um modelo de cooperação assente na promoção, alargamento e incremento do diálogo político ao mais alto nível, bem como na criação de condições objectivas para a aproximação dos sectores de negócio e o desenvolvimento de parcerias privadas ou público-privadas.

    A componente financeira, nomeadamente as facilidades de crédito e a sua flexibilidade constituem um pilar indispensável da  cooperação que tem como “motor” a Comissão Mista Bilateral, cuja IV sessão terá lugar este ano em Moscovo.

    Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Serguey Lavrov, no que toca à experiência de cooperação no domínio técnico militar, dos serviços especiais e da segurança, bem como da formação de quadros, estão actualmente mais de mil e 100 angolanos a estudar em estabelecimentos do ensino superior da Rússia.

    Cronologia dos acontecimentos nas relações Angola-Rússia

    1976

    08 Out – Angola e a URSS firmam, em Moscovo, um Tratado de Amizade e de Cooperação.

    1977

    27 Set – Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, realiza visita privada e de amizade à URSS.

    1979

    22 Dez – Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, inicia visita à URSS.

    1995

    30 Jul – Chega ao país o novo embaixador da Rússia, Vladimir Raevski, em substituição de Yuri Kapralov, que trabalhou em Angola durante quatro anos e meio.

    1998

    12 Abr – Reúnem-se em Moscovo delegações do Ministério das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros da Rússia e analisam o estado da cooperação entre os dois países.

    18 Set – Delegações dos ministérios das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros da Rússia reúnem-se em Luanda, para balanço do encontro mantido em Abril, em Moscovo.

    2000

    04 Dez – Chega a Luanda uma delegação russa, chefiada pelo vice-primeiro-ministro da Federação da Rússia, Ilya Klebanov, para uma visita oficial de 48 horas, destinada ao reforço da cooperação entre os dois países.

    05 Dez – Iniciam em Luanda conversações oficiais entre delegações de Angola e da Federação Russa, visando o incremento e diversificação da cooperação.

    06 Dez – É assinado, em Luanda, um acordo de cooperação técnico-militar entre Angola e a Federação da Rússia.

    2001

    10 Fev – Peritos da Comissão Mista de cooperação económica e técnico-científica Angola-Rússia avaliam, em Moscovo, o estado das relações entre os dois países e preparam o encontro de titulares.

    16 Abr – O embaixador de Angola na Rússia, general Roberto Leal Monteiro “Ngongo”, apela ao Governo russo e às associações deste país do Leste Europeu a apoiar o programa do Governo angolano de emergência para a ajuda humanitária.

    27 Set – Iniciam em Moscovo as primeiras jornadas de amizade e de cooperação Angola-Rússia, com vista o reforço das relações e intercâmbio cultural entre os dois países.

    13 Dez – O ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia, Igor Ivanov, chega a Luanda, onde afirma que o seu país vai continuar a apoiar os esforços do Governo angolano tendentes à normalização da vida política.

    2002

    08 Jul – A empresa de exploração mineira russa Alrosa negoceia com o Governo angolano a concessão de licença para a produção de energia na província da Lunda Sul.

    04 Set – A capital da Federação Russa testemunha a abertura oficial da XV Edição da Feira Internacional do Livro em Moscovo, que conta, pela primeira vez, com a presença de representantes da literatura angolana.

    24 Out – O novo presidente da Companhia Russa de Diamantes, Alrosa, Vladimir Kalitin, inicia uma visita de quatro dias a Angola, destinada a contactos com entidades do Governo sobre projectos em que está envolvida.

    2003

    17 Mai – O ministro conselheiro da Embaixada de Angola na Rússia, Ange Eduardo Mengawako, agradece, na cidade de Ivanova, a contribuição prestada pelas autoridades russas na formação de quadros angolanos no decurso da luta armada de libertação nacional e no período pós-independência.

    20 Mai – A companhia diamantífera russa Alrosa e o Instituto do Investimento Estrangeiros de Angola (IIE) assinam, num dos hotéis, em Luanda, um contrato avaliado em 46 milhões de dólares para a construção da barragem hidroeléctrica do rio Chicapa.

    2004

    11 Set – O presidente José Eduardo dos Santos envia uma mensagem de condolências ao seu homólogo da Federação da Rússia, Vladimir Putin, em que lamenta a tragédia na escola da cidade de Beslen, na Ossétia do Norte, que causou a morte de mais de 300 pessoas e um elevado número de feridos, na sequência do sequestro praticado por terroristas.

    16 Nov – Angola e a Federação da Rússia rubricam, em Luanda, um acordo para relançamento da cooperação bilateral nos domínios económico e técnico científico.

    Angola e a Rússia criaram, em Luanda, uma comissão intergovernamental de cooperação económica, técnico-científica e comercial.

    17 Nov – O Banco Russo de Comércio Externo assina, em Luanda, um protocolo de intenções com o Banco Nacional de Angola, com vista a se instalar no país e aproveitar o ambiente favorável para negócios.

    2005

    14 Jun – O vice-presidente da Duma (Assembleia Federal da Rússia), Gueorgy V. Boos, chega a Luanda, para uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do presidente da Assembleia Nacional, Roberto Victor de Almeida.

    2006

    02 Mar – O presidente da Câmara de Contas da Federação Russa, Sergui Stepachin, manifesta, em Luanda, o interesse de o seu país cooperar com Angola nos sectores de Telecomunicações e Bancário, por forma a estreitar ainda mais as relações existentes entre os dois países.

    09 Jun – O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Agostinho Fernando Nelumba “Sanjar”, é condecorado, em Moscovo, com a medalha da União dos Veteranos Russos que prestaram serviço em Angola, “pelo seu
    contributo no fortalecimento da amizade e cooperação entre os povos de Angola e da Rússia e entre as forças armadas dos dois países.

    19 Jun – O ministro das Relações Exteriores, João Bernardo de Miranda, desloca-se à Federação Russa, para uma visita oficial de três dias.

    31 Out – o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, chega a Moscovo, para uma visita oficial de três dias à Federação Russa, a convite do seu homólogo Vladimir Putin.

    01Nov – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, é condecorado em Moscovo com a insígnia da Ordem da Amizade, em reconhecimento à sua contribuição no desenvolvimento das relações cooperação e amizade entre os dois países e povos.

    2007

    15 Nov – O presidente José Eduardo dos Santos acredita Serguei Nenachev, novo embaixador da Rússia em Angola.

    2008

    08 Jan – É publicado no Diário da República de Angola, o acordo de cooperação entre os governos de Angola e da Federação Russa, relativo ao combate ao tráfico de drogas, substâncias psicotrópicas e seus percursores.

    2009

    06 Fev – Sete oficiais das Forças Armadas Angolana (FAA), entre os quais o chefe do Estado-Maior General, Francisco Furtado, são condecorados pelo Ministério da Defesa da Federação da Rússia, em reconhecimento aos méritos na consolidação das relações e cooperação militar entre Angola e a Rússia.

    12 Mai – Ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, inicia sua primeira visita de trabalho à Federação Russa, em resposta ao convite do titular dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

    19 Jun – Uma delegação do Gazprom-Bank, pertencente à Federação Russa e chefiada pelo vice-presidente da instituição, Boris Ivanov, chega à capital angolana, a fim de analisar com as autoridades angolanas o estado da cooperação no domínio bancário e petrolífero.

    26 Jun

    O Presidente da Federação da Rússa, Dimitri Analoliévitch Medvedev, chega a Luanda, para uma visita oficial a Angola, a convite do seu homólogo, José Eduardo dos Santos.

    2017

    26 Dez – Primeiro satélite angolano, construído na Rússia, o Angosat 1, é lançado no Cazaquistão, mas perde-se em órbita minutos depois do seu lançamento

    2018

    5 Mar – Presidente da República, João Lourenço, aborda, em Luanda, com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguey Lavrov, questões ligadas ao aprofundamento das relações bilaterais.
    23 Abr – Angola e a Federação Russa assinam, em Luanda, um protocolo complementar ao contrato de fabricação do Angosat-1, que tem como base a construção de um novo satélite geoestacionário para o país, até 2020.

    2019

    05 Fev – O Presidente João Lourenço é convidado a visitar a Rússia pelo seu homólogo, Vladmir Putin, em Abril deste ano.

    1 Mar – O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, mantem, em Moscovo (Rússia), um encontro de trabalho com o seu homólogo russo, Sergey Lavrov, durante o qual analisaram o reforço da cooperação bilateral.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema