Terça-feira, Maio 14, 2024
17.5 C
Lisboa
More

    Governo zambiano prevê integrar 10 mil ex-refugiados angolanos

    (D.R)
    (D.R)
    O governo da República da Zâmbia vai integrar localmente 10 mil antigos refugiados angolanos que permanecem em seu território, segundo recomendação da 7ª Reunião Tripartida Zâmbia, Angola e ACNUR, terminada quinta-feira em Lusaka, capital zambiana.

    “Aos angolanos elegíveis, o governo zambiano pretende atribuir diferentes tipos de vistos, desde que o governo angolano emita os respectivos passaportes”, le-se no comunicado final do encontro.

    Segundo ainda o documento adoptado pelas partes, a delegação de Angola, liderada pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, informou que uma equipa técnica multisectorial se deslocará à Zâmbia para fazer a reverificação da nacionalidade e atribuir a documentação da cidadania aos angolanos, de modo a facilitar o processo de integração proposto pelas autoridades zambianas.

    De acordo com o documento conjunto, na Zambia permanecem ainda 23 mil e 795 ex-refugiados angolanos, sendo que sete mil e 441 encontram-se no campo de Maheba, oito mil e 44 estão assentados no campo de Mayukayuka, 48 nas áreas urbanas e oito mil e 262 espontaneos instalados.

    Entre outros pontos, na Reunião Tripartida, que decorreu durante dois dias, os intervenientes concordaram que o ACNUR e a Organização Internacional para as Migrações(OIM) continuem a explorar todas as possibilidades para a busca de fundos, no sentido de continuar a apoiar o processo de repatriamento voluntário e da integração local do remanescente dos antigos refugiados angolanos em território zambiano.

    A Organização Internacional para as Migrações participou na reunião na qualidade de observadora.

    (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Eni pretende desmembrar projetos de petróleo e gás para se adaptar às exigências do mercado energético em mudança

    A Eni , empresa de energia italiana, está a considerar desmembrar algumas participações em projetos de petróleo e gás...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema